― Advertisement ―

spot_img

Suspeito de matar o próprio filho em Jaguaré é preso na Bahia; madrasta está foragida

Um homem de 42 anos, acusado de assassinar o próprio filho, de 15 anos, foi preso na cidade de Camamu, na Bahia, durante uma...

Espaço Integrar realiza 2º Piquenique Sensorial em comemoração ao Dia das Crianças 14 de outubro de 2024

Em celebração à semana do Dia das Crianças, a equipe do Centro de Atendimento às Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Espaço Integrar, organizou na tarde desta sexta-feira, 11 de outubro, o “2º Piquenique Sensorial Divertidamente do Espaço Integrar”.

Com o apoio das mães das crianças, de empresários da cidade e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe promoveu uma linda festa dedicada às crianças e suas famílias. Várias atividades foram oferecidas, todas projetadas para estimular os sentidos das crianças com TEA, assim como no filme “Divertidamente”, que inspirou o tema do piquenique.

Durante o evento, foram servidos deliciosos lanches, guloseimas e bebidas em abundância. A programação incluiu a apresentação de um mágico e dois palhaços, que encantaram as crianças, que no final receberam presentes com muito carinho da equipe do Espaço Integrar.

O evento contou com a presença dos subsecretários de Saúde do Município, Douglas de Paula Vital e Thayna Prudente Faria.

Segundo a coordenadora do Espaço Integrar, Jamile Justino, as atividades do dia começaram cedo. Pela manhã, o médico psiquiatra do espaço atendeu 50 crianças, e às 14 horas, tudo já estava pronto para receber as crianças e suas famílias. Jamile falou sobre a escolha do tema da festa deste ano: “Trabalhamos com o tema das emoções — tristeza, raiva, angústia, medo, entre outras —, que já estávamos abordando ao longo do ano. Decidimos trabalhar isso juntamente com as demais terapias, pois as crianças gostam de falar sobre as emoções”, destacou.

Ela também expressou sua gratidão a todos os colaboradores do setor público e privado, além das famílias das crianças atendidas e de toda a equipe do Espaço Integrar, que contribuíram para a realização do piquenique sensorial do Dia das Crianças.

O subsecretário de Saúde, Douglas de Paula Vital, enfatizou a importância do apoio do setor privado para a realização de eventos como este, além do suporte que a Secretaria Municipal de Saúde oferece ao Espaço Integrar. “A Secretaria de Saúde desempenha um papel importante no apoio às necessidades do espaço. Estamos sempre dispostos a ajudar, e muitas atividades aqui são possíveis graças à colaboração da comunidade e dos comerciantes locais, especialmente nesta época do ano, no Dia das Crianças. Agradecemos a todos que contribuem, desde os comerciantes até as famílias”, afirmou Vital.

A subsecretária e coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Thayna Prudente Faria, ressaltou a importância de eventos como esse para desconstruir a cultura que discrimina crianças autistas como diferentes. “Essa programação do Dia das Crianças visa quebrar a ideia de que a criança autista é mais fechada e solitária. Esses eventos ajudam a integrá-las à sociedade, permitindo que brinquem, participem e se abram mais para os atendimentos, mantendo sempre o vínculo conosco da saúde. Ficamos muito felizes com isso”, disse Faria. Ela também destacou a relevância do Setor de Atenção Primária à Saúde nos primeiros diagnósticos, que encaminham as crianças e suas famílias para o acompanhamento no Espaço Integrar.

Atualmente, mais de 400 crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista estão cadastradas e recebem atendimento multiprofissional no Espaço Integrar, que abrange áreas como psicologia, psiquiatria, clínica geral, nutrição e assistência social.

Os pais de crianças diagnosticadas com CID F.84, ou seja, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que desejam que seus filhos sejam acompanhados pelo Espaço Integrar, podem procurar a clínica, situada na Rua Tito Waldemar Vieira, 360, no bairro Bambé, próxima à garagem de veículos pesados da prefeitura, em Barra de São Francisco. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Confira mais depoimentos assistindo ao vídeo completo:

spot_img