O deputado estadual Coronel Sandro (PL) derrubou todas as pesquisas e venceu, disparado, as eleições municipais em Governador Valadares, principal cidade do vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Até às vésperas do pleito, todas as pesquisas mostravam equilíbrio, mas com 100% das urnas apuradas o Coronel Sandro teve 69.694 votos (52,95%).
Sandro está no segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e derrotou o deputado federal Léo Monteiro (PT), que teve 31.770 votos (24,14%), seguido por Renato Samaritano (Republicanos) com 29.032 votos (22,06%). Natal (Mobiliza) teve apenas 1.124 votos (0,85%).
As candidaturas de Sandro e Renato à prefeitura dividiram a centro-direita e direita em Valadares. Favorito, o candidato do prefeito André Merlo (União), que estava à frente do Executivo desde 2017, reuniu 12 partidos, além do Republicanos, na chapa. O prefeito eleito, por sua vez, tinha apenas o apoio do PRTB e do PMB.
A eleição de Valadares foi marcada pela disputa entre Sandro e Renato pelo apoio do Novo. A princípio, a comissão provisória do partido na cidade optou por se manter neutra na eleição majoritária. Incomodado com a decisão, o diretório estadual do Novo destituiu o órgão e declarou apoio a Renato, o que foi judicializado.
Com a eleição de Sandro, a deputada estadual Amanda Teixeira Dias (PL), que, até então, era suplente da deputada estadual licenciada e secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, assumirá uma cadeira permanentemente. Assim, a vaga pode ficar com Lincoln (PL).
Com informações de O Tempo
Foto da capa: Guilherme Bergamini