spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Dor no calcanhar? Pode ser tendinite do tendão de aqueles

Você já sentiu dor na parte de trás do calcanhar, que piora ao caminhar ou fazer exercício? Pode ser tendinite do tendão de Aquiles,...

Ministério da Saúde amplia prazo de resgate vacinal contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos até 2026

O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia nacional de resgate vacinal contra o HPV voltada a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam o imunizante na idade recomendada. A ampliação do prazo tem como objetivo reforçar a proteção desse público e aumentar a cobertura vacinal em todo o país, por meio de ações em escolas e outros locais de grande circulação.

A estimativa da pasta é vacinar cerca de 7 milhões de jovens nessa faixa etária. Desde o início da estratégia, até dezembro de 2025, já foram aplicadas 208,7 mil doses — 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. 

O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, destacou que a ampliação do prazo permite que adolescentes e jovens que não se vacinaram entre 9 e 14 anos possam garantir sua proteção. “Essa medida contribui para reduzir a circulação do vírus e prevenir doenças graves associadas ao HPV”, afirmou.

A vacina é segura e essencial na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. A iniciativa contempla todos os 5,5 mil municípios brasileiros, com aplicação disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em ações extramuros promovidas em escolas, universidades, ginásios e shoppings, em parceria com estados e municípios.

Desde 2024, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina contra o HPV, o que simplifica o acesso e facilita a adesão dos adolescentes à imunização. Para pessoas imunocomprometidas — como pacientes vivendo com HIV/Aids, transplantados, pacientes oncológicos, usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos — o esquema permanece com três doses, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Mais informações sobre a vacinação estão disponíveis no portal do Ministério da Saúde: 
www.gov.br/saude

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

spot_img
spot_img
spot_img