
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) recebeu, nessa segunda-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória, um troféu de reconhecimento por ter sido o terceiro órgão do Estado a implementar o Plano de Integridade. A iniciativa, elaborada em conformidade com a Lei n° 10.993/2019, reforça o compromisso da instituição com a ética, a transparência e o enfrentamento de irregularidades na administração pública.
A PCES foi representada no evento pela coordenadora da Unidade de Integridade da instituição, delegada Nicolle Perúsia. A cerimônia aconteceu durante o encontro “Integridade em Atitude: construindo bases sólidas para o Espírito Santo que queremos”, promovido pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont).
O Programa de Integridade tem como objetivos promover a conduta íntegra e ética dos policiais civis; fortalecer e ampliar os instrumentos de integridade; prevenir, detectar e enfrentar desvios e irregularidades que possam comprometer os objetivos institucionais; além de garantir a prestação de serviços públicos de qualidade.
O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou a importância do reconhecimento recebido. “Esse troféu simboliza a consolidação do nosso compromisso com a ética e a transparência no trabalho policial. O Plano de Integridade, além de atender às diretrizes legais, representa uma ferramenta prática para fortalecer a conduta ética, prevenir irregularidades e valorizar a confiança da sociedade na Polícia Civil do Espírito Santo”, afirmou.
Ele ainda enfatizou que a iniciativa está totalmente alinhada ao planejamento estratégico da instituição. “O valor central da Polícia Civil é a ética, e o reconhecimento da Secont pelo esforço na redação e implantação desse documento fortalece a confiança da sociedade no trabalho policial, além de promover uma cultura de integridade entre nossos servidores”, completou Arruda.
A coordenadora da Unidade de Integridade da PCES, delegada Nicolle Perúsia, que representou a instituição na solenidade, ressaltou a importância da participação no evento. “Estar presente nesse momento de reconhecimento reforça que a Polícia Civil está trilhando o caminho certo. O Plano de Integridade é resultado de um trabalho construído a muitas mãos dentro da instituição e, ao recebermos esse troféu, reafirmamos nosso compromisso em transformar cada servidor em agente de mudança, promovendo uma nova cultura de integridade na PCES”, destacou.










