Foto: Hilton Monteiro Cristovão
As trilhas e a Lagoa de Caraís, localizadas no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, estão novamente abertas para visitação pública. Após ficarem fechadas desde o último dia 09 de janeiro, devido ao alto volume de água apresentar risco aos visitantes, os atrativos estão novamente abertos ao público com o rompimento da lagoa para o mar. O rompimento da lagoa é um processo natural, essencial para a renovação das águas e necessário para manter o equilíbrio do ecossistema.
Durante a última semana, a Trilha do Alagado, que já conta naturalmente com áreas molhadas, teve sua área inundada expandida, com um alagamento que ultrapassou 1 metro de altura, impactando diretamente a vida no parque. Essa característica afetou direta e positivamente o ecossistema local, atraindo uma fauna aquática diversificada para o parque.
Um dos registros mais notáveis da última semana, realizado pelo fotógrafo Hilton Monteiro, foi o avistamento do socoí-vermelho (Ixobrychus exilis), uma ave rara no Espírito Santo. A inundação criou o ambiente ideal para a presença dessa espécie, que habita brejos com vegetação densa. Este foi o primeiro registro da espécie em Guarapari, feito em plataformas de compartilhamento online.
Peixes como o marobá (Hoplerythrinus unitaeniatus) se deslocam para as regiões de alagamento temporário em busca de insetos que se afogam ou se aproximam da superfície. Esse comportamento também favorece a alimentação de aves que habitam a região.