― PUBLICIDADE ―

Saúde mental de adolescentes: mais de três horas por dia em comportamentos sedentários piora o quadro

Um estudo publicado no Journal of Adolescent Health, que analisou dados de mais de 3,6 mil jovens dos 14 aos 17 anos, aponta que...

Sejus inicia Plano Estadual de Política de Trabalho e Renda no Sistema Prisional

Servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) participaram, na semana passada, do encontro destinado à estruturação da política de trabalho e renda ofertada à população prisional no País.  A Etapa Sudeste aconteceu em Minas Gerais, entre os dias 10 e 14 de julho, em evento organizado pela Diretoria de Políticas Penitenciárias da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

O evento reuniu representantes do sistema penitenciário de todo o País para discussão, definição de metas e metodologias visando à expansão do número de pessoas privadas de liberdade em atividades laborais, bem como a implantação de espaços físicos para estruturação de oficinas de trabalho.

Regiane Kieper, gerente de Educação e Trabalho (GET) da Secretaria da Justiça, participou do planejamento para elaboração do Plano Estadual de Política de Trabalho e Renda no Sistema Prisional e ressaltou que a meta do Espírito Santo é ampliar em 25% as oportunidades de trabalho no Estado capixaba.

“A construção do Plano Estadual é de suma importância para promover a reinserção social dos presos, fortalecer a política de trabalho prisional e aumentar as oportunidades de emprego para essas pessoas. O objetivo é criar um sistema estruturado e eficaz para preparar os internos para o mercado, fortalecendo a política de trabalho prisional. É um investimento que trará retorno não apenas para a população presa, mas para toda a sociedade, criando um círculo virtuoso de inclusão, produtividade e segurança. Nossa meta é ampliar as oportunidades laborais em 25%”, disse Regiane Kieper.

Atualmente, 326 empresas e instituições são parceiras da Sejus e empregam 5. 799 presos, em atividades internas e externas às unidades prisionais. Para a construção do Plano Estadual que será utilizado no Espírito Santo, a Secretaria da Justiça (Sejus) planeja a ampliação de parcerias que colaboram com a preparação do preso para o mundo do trabalho.

Além da oferta da educação formal e cursos profissionalizantes, outros termos de colaboração com organizações da sociedade civil estão sendo firmados com a Sejus. Entre eles, está o Projeto Novos Caminhos, que desenvolverá atividades de assistência psicossocial com as unidades de regime semiaberto e permitirá uma melhor análise do perfil do custodiado para inserção em vagas de trabalho. O plano também incluiu a instalação de galpões que serão usados para oficinas de marcenaria e demais atividades.

Os Estados devem cumprir o cronograma estabelecido pela Senapppen e concluir o Plano Estadual referente a cada ente federativo em 30 dias. Após o encontro da Etapa Sudeste, as reuniões ocorrem também em demais regiões do País. A Etapa Sul acontecerá no final do mês, no Paraná. Posteriormente, ocorrem a Etapa Norte, em Roraima, Etapa Centro-Oeste em Mato Grosso e Etapa Nordeste, em Alagoas.

 

spot_img
spot_img
spot_img