A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Política para as Mulheres (SEMDH), já começou a realizar o mutirão para auxiliar estudantes das redes Estadual e Municipal de Ensino em Barra de São Francisco na obtenção da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Na manhã desta sexta-feira (08), 20 estudantes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ascendina Feitosa da localidade de Vila Paulista, compareceram no antigo prédio do Procon para emitirem a nova carteira de identidade, com objetivo de adquirir a nova documentação para fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. A ação é realizada em parceria com a Ação Psicossocial e de Orientação Interativa Escolar (Apoie) da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).
Com o novo documento, além de poderem se inscrever para o Enem, os estudantes futuramente, também, poderão exercer seus direitos como cidadãos como, emitir o Título de Eleitor, se alistar nas Forças Armadas ou até mesmo emitir um passaporte.
A professora especializada em educação especial, Uliane Vieira de Jesus Patrício, disse estar satisfeita com essa ação da gestão municipal, pois deixa registrado todo o apoio e acompanhamento da Escola aos estudantes e familiares.
“Com isso, trouxemos esses alunos para poderem tirar a documentação, pois além de fazer algumas provas, como o Enem. Eles também precisam para as viagens, como as eletivas que fazemos, e a documentação se faz necessária para a segurança dos alunos. E também será importante no dia a dia deles,” disse a professora.
De acordo com o secretário Municipal de Direitos Humanos Maurício Marins, na última semana, os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, puderam emitir a CIN e semana que vem será a vez da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Limdeberg (Polivalente).
A nova Carteira de Identidade vai poder concentrar todos os documentos em sua versão online, no celular. Os documentos vão estar no aplicativo GOV.Br e poderão ser verificados pelo QR Code da nova carteira.
Atendimento à População
Sobre o atendimento do setor de identidade da SEMDH, o serviço é realizado mediante agendamento, por meio do portal ACESSO CIDADÃO, [colocar link no acesso cidadão] no ícone Agenda ES. A implementação do agendamento, com a inclusão do cadastro biométrico, tem como propósito eliminar as tradicionais filas, que muitas vezes obrigam as pessoas a esperarem durante horas, inclusive de madrugada. A medida visa garantir que o atendimento seja mais eficiente e ocorra no horário marcado, proporcionando uma experiência mais ágil e organizada para os cidadãos.
“Nosso intuito com o agendamento é estarmos nos adequando para a emissão da nova identidade, que será disponibilizada a partir do final do primeiro trimestre e também evitar filas de madrugada, evitar que as pessoas fiquem perdendo tempo ali na fila. Pois assim, a pessoa chega no seu horário, é atendida e vai embora sem ter que ficar esperando. Além disso, com a inclusão do cadastro biométrico, estamos modernizando o serviço para proporcionar maior segurança e agilidade”, destacou Maurício Marins.