
O Projeto Avivar, iniciativa da Prefeitura de Barra de São Francisco por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), segue promovendo saúde, lazer e bem-estar para a população idosa do município. Somente no mês de agosto de 2025, o programa contabilizou 2610 atendimentos em diversas atividades.
Entre as ações do mês, destaque para a roda de conversa realizada no dia 13, na sede do projeto, que reuniu 65 idosos e abordou o tema “Hipertensão e Diabetes: como evitar e cuidar”, com palestra da Dra. Clara Acipreste. Também foi realizada, no dia 30, uma viagem à festa da Capitéla, em Nova Venécia, com a participação de 45 idosos.
As atividades físicas coletivas, conduzidas pelas professoras Aligia Paula da Silva e Elizabete Pereira de Paula, reuniram 474 participantes em diferentes comunidades, incluindo Cachoeirinha de Itaúnas, Vila Luciene, Escola João Bastos, Praça Arlindo Pinto e Córrego do Itá.
Além dessas ações, o Projeto Avivar realizou também atendimentos especializados:
2.000 aulas de atividades de academia de saúde para 100 idosos;
80 atendimentos médicos
70 atendimentos psicológicos
12 atendimentos nutricionais
70 atendimentos de enfermagem
4 visitas a abrigos institucionais
Criado em fevereiro de 2022, o Projeto Avivar já conta com mais de 1.700 idosos inscritos e se tornou referência no atendimento integral à saúde da pessoa idosa. Além das atividades físicas, o programa oferece acompanhamento com assistente social, médico, psicólogo, enfermeira e nutricionista, promovendo um envelhecimento ativo, saudável e com dignidade.
Resumo das atividades em agosto de 2025:
| ATENDIMENTOS | PROFISSIONAIS / ATIVIDADES |
|---|---|
| 84 | Consulta Médica |
| 70 | Consulta de Enfermagem |
| 12 | Consulta de Nutricionista |
| 49 | Consulta de Psicologia |
| 210 | Atividades Coletivas |
| 140 | Hidroginástica |
| 2000 | Aulas de Academia |
| 45 | Viagem |
| 2610 | Total |










