spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Governo debate combate ao antissemitismo com foco na educação

  Representantes do Poder Executivo e de diferentes segmentos da comunidade judaica reuniram-se nesta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto, para discutir estratégias de enfrentamento...

Programa de intercâmbio dá a alunos de escolas públicas oportunidade igual à classe média

O aeroporto de Vitória viveu um momento diferente na última sexta-feira (23), quando um voo fretado partiu com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) levando a bordo 200 estudantes de escolas públicas capixabas.

Do terminal de São Paulo cada um seguiu seu destino rumo a diversos pontos do mundo para viver uma experiência antes somente reservada a filhos da classe média alta.

E o programa só faz crescer. Em 2026, serão selecionados 500 jovens de escolas estaduais do Espírito Santo, o que demandará o fretamento de dois grandes aviões para a viagem de 2027.

INTERNACIONALIZAÇÃO

O anúncio da ampliação foi feito pelo próprio governador do Estado, Renato Casagrande, quw acompanhou a recepção e o embarque do segundo grupo de estudantes selecionados pelo Programa de Intercâmbio Estudantil 2025, ao lado do secretário da Educação, Vitor de Angelo.

A ação integra a política de internacionalização da educação pública capixaba desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).

Com 200 alunos embarcando nesta etapa, este é o maior grupo já contemplado na história do programa.

Ao todo, 350 estudantes foram selecionados nesta edição, reforçando o compromisso do Estado com a ampliação de oportunidades educacionais e a formação integral dos jovens da Rede Pública Estadual.

“Temos cerca de 200 mil alunos na Rede Estadual, sendo 100 mil no Ensino Médio. Hoje embarcam 350 estudantes e, neste ano, serão mais 500. Ainda é pouco diante do universo de alunos, mas cada intercambista se torna uma referência dentro da escola, incentivando outros jovens a buscarem o Centro de Idiomas e a aprenderem uma nova língua”, disse Casagrande.

De acordo com o governador, o intercâmbio “é um estímulo para que mais estudantes ampliem seus horizontes. Isso fortalece a educação capixaba como um todo. É política pública transformando vidas”.

Os intercambistas foram distribuídos em diferentes países. Para os Estados Unidos, seguiram 40 estudantes, com destino às cidades de Saint Petersburg e San Diego.

O Canadá recebeu 60 alunos, que foram para Toronto e Vancouver. Já a Inglaterra acolheu 85 estudantes, distribuídos entre Cambridge, Canterbury, Brighton, Worthing e Bournemouth. Outros 15 jovens embarcaram para a Argentina, com destino a Buenos Aires.

Durante o período no exterior, os estudantes participarão de cursos intensivos de língua estrangeira e terão contato direto com a cultura e o cotidiano dos países de destino.

VIVÊNCIA

Segundo o secretário Vitor de Angelo, a vivência internacional contribui para o desenvolvimento da fluência no idioma, da autonomia e do protagonismo juvenil, além de ampliar as perspectivas acadêmicas e profissionais dos participantes.

“O Intercâmbio estudantil é uma política pública consolidada, que amplia horizontes, fortalece a aprendizagem de idiomas e proporciona uma vivência cultural rica. É uma experiência que impacta o desempenho acadêmico e, principalmente, o projeto de vida desses jovens, que retornam mais preparados para compartilhar conhecimentos e contribuir com suas comunidades escolares”, destacou o secretário.

Todos os custos do intercâmbio são cobertos, integralmente, pelo Governo do Estado, incluindo cursos, passagens aéreas, hospedagem e auxílio financeiro.

Os estudantes recebem quatro parcelas no valor de US$ 400 para apoio às despesas durante a estadia, sendo a primeira liberada antes do embarque, destinada à aquisição de roupas, malas e outros itens necessários para a viagem.

PROGRAMA

Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil conta atualmente com 30 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação.

Em 2010, o programa passou a integrar o Centro Estadual de Idiomas, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, ampliando o uso do idioma estrangeiro na comunicação social, cultural e profissional.

 

Programa de intercâmbio dá a alunos de escolas públicas oportunidade igual à classe média
spot_img
spot_img
spot_img