Com mais de 4 mil votos o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) foi o grande vencedor na categoria voto popular do Prêmio Inoves 2024. O Prêmio Inoves é a premiação do Governo do Estado que reconhece as boas práticas de políticas públicas.
Na última edição do Inoves em 2022, o Instituto Jones foi vencedor com dois projetos: Observatório da Segurança Cidadã e Mapa e Matriz de Risco Covid-19 que foi desenvolvido em parceria com Corpo de Bombeiros Militar.
“O IJSN já se sentia vencedor pelos dois prêmios em 2022 e por ter chegado entre os finalistas neste ano. Esta premiação agora em 2024 é uma felicidade que a gente compartilha com cada um que votou no SiMAPP, essa cultura que desenvolvemos do monitoramento e avaliação no Espírito Santo é pioneira no Brasil, que tanto contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos capixabas”, destacou o diretor-geral do Instituto Jones, Pablo Lira.
O SiMAPP também foi finalistas na categoria Projeto de Resultado no Poder Executivo Estadual.
Criado em 2017 por meio da Lei nº 10.744/2017 o SiMAPP tem como objetivo institucionalizar o monitoramento e a avaliação de forma coordenada e articulada no ciclo orçamentário, permitindo aprimorar as políticas públicas do Poder Executivo Estadual e melhorar a qualidade dos gastos públicos.
Para a coordenadora-executiva do SiMAPP, Katia Cesconeto, a premiação reforça o caráter inovador da iniciativa no âmbito da gestão pública “Este prêmio reforça o potencial inovador que o SiMAPP tem no contexto da gestão pública fomentando a cultura do monitoramento e avaliação para estrutura de políticas públicas mais transparentes e eficientes”, destacou Cesconeto.
Ao todo a categoria popular na qual o SiMAPP foi vencedor recebeu cerca de 7 mil votos.