spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Homem morre ao bater carro em van de pacientes de hemodiálise

Um motorista de 27 anos morreu ao bater o carro contra uma van que transportava pacientes para hemodiálise, na madrugada deste sábado (17). O...

Prefeitura promove curso de Primeiros Socorros com apoio do Senar

Iniciou nesta sexta-feira (29) uma nova turma do curso de Primeiros Socorros em Barra de São Francisco. A capacitação reúne 13 participantes no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras-BSF), com carga horária de 24 horas e certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O encerramento está previsto para domingo (31).

A capacitação é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos (Semdege), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio do Sindicato Rural Patronal.

Durante o curso, os alunos aprendem procedimentos básicos para agir em situações de emergência, como avaliação primária e secundária, Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), primeiros socorros em casos de AVC, infarto, choques elétricos, queimaduras e acidentes com animais peçonhentos. Também recebem orientações sobre transporte de vítimas e cuidados para manter a pessoa estabilizada até a chegada do atendimento especializado.

De acordo com o instrutor do Senar, professor Carlos Pedro, a proposta é dar condições para que qualquer pessoa saiba como agir em situações críticas. “O foco é ensinar o que pode e o que não pode ser feito, desde a abordagem inicial até os atendimentos em casos de maior gravidade. Quanto mais conhecimento tivermos nessa área, melhor para a população”, explicou.

Entre os alunos, o aprendizado é visto como um diferencial para o dia a dia. A participante Claudiane Pursina da Silva Anastácio, que trabalha em escola municipal, destacou a importância do preparo. “Se acontecer uma emergência com uma criança, eu já vou estar capacitada para socorrer. Mesmo quem não trabalha na área precisa desse conhecimento, porque ele pode salvar vidas”, afirmou a servidora.

spot_img
spot_img
spot_img