― Advertisement ―

spot_img

Ìndices de todas as regiões geográficas mostram confiança dos empresários industriais, revela CNI

Em abril de 2024, os índices de todas as regiões geográficas mostram confiança dos empresários industriais, embora tenham apresentado variações distintas entre as diferentes...

Pinheiros recebe mutirão de consultas e exames com mais de 700 atendimentos

Mais de 700 pessoas receberam atendimento especializado de saúde nesta quarta-feira (06), em Pinheiros, no norte do Espírito Santo. A ação do Governo do Estado foi realizada por meio da Rede Cuidar gerida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Norte (CIM Norte), cofinanciado pela Secretaria da Saúde (Sesa) e os municípios. 

Os atendimentos tiveram início às 7h, na Unidade de Saúde Vila Nova, com o atendimento de mais de 700 pessoas já agendadas pelos sistemas de regulação estadual e municipal, nas especialidades de endocrinologia, neurologia, cardiologia, angiologia e otorrinolaringologia. 

Para os exames de ultrassonografia, mamografia, endoscopia e colonoscopia, os moradores fizeram o procedimento na unidade Cuidar de Nova Venécia. Outros atendimentos especializados em urologia, oftalmologia, ortopedia, densitometria óssea, ressonância magnética, tomografia, teste ergométrico e cirurgias ginecológicas e vasculares foram realizados em clínicas credenciadas. 

Durante os atendimentos, foram entregues os óculos de 150 pacientes que receberam as órteses de forma gratuita pelo programa Saúde Fácil. 

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, representou o governador Renato Casagrande na ‘Ação Mais Saúde’, em Pinheiros, e falou sobre os investimentos do Governo do Estado. “O Governo do Estado realizou obras em diferentes áreas, como Educação e Segurança Pública, construiu e melhorou as condições das estradas. E, além disso, cuidamos da saúde dos capixabas. O Governo realiza esse trabalho nas próprias cidades, mais próximo da população. Assim, levamos o atendimento mais perto de quem mais precisa”, pontuou a secretária.

O subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde da Sesa, Gleikson Barbosa, ressaltou a importância da realização de mutirões de saúde para diminuir a fila por consultas e exames especializados. “O Governo do Estado tem como meta a descentralização da saúde e o objetivo é levar os atendimentos especializados para mais perto da população, fazendo com que, quem necessita desse atendimento especializado, não tenha que ficar horas na estrada. O superintendente regional de Saúde Norte, Edilson Monteiro, destacou que a ação seguirá durante todo o mês de março. “Temos como meta fazer mais de 2 mil atendimentos”, falou.

Nos dois primeiros meses do ano, a Rede Cuidar já realizou 31.873 procedimentos, entre consultas e exames especializados. Em janeiro foram 13.896 consultas e exames realizados e em fevereiro foram mais 17.977 procedimentos.

Mutirões de saúde

Os 14 municípios consorciados que integram o Consórcio de Saúde Norte e a SRS Norte podem solicitar à Unidade Cuidar a realização de mutirões de saúde na sua cidade. Para atender à demanda municipal, a Rede Cuidar faz um levantamento dos pacientes que estão na fila do Sistema Estadual de Regulação há mais tempo e também das consultas e exames com mais solicitações no município. 

Depois de identificada a demanda dos pacientes no município que solicitou a ação, a Unidade Cuidar e a SRS fazem um levantamento de quais especialidades e exames conseguirão ser disponibilizados. Com os procedimentos e consultas estabelecidas, o município faz o agendamento dos pacientes que já estavam na fila para o mutirão.