Na manhã desta sexta-feira (30), 23 policiais militares foram formados no 23º Curso de instrutores Proerd no Espirito Santo. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.
Durante duas semanas, entre os dias 18 e 30 de agosto de 2024, 23 alunos e 11 professores, incluindo profissionais de Santa Catarina e Minas Gerais, estiveram reunidos no sitio Pouso do Cristão, na reserva Duas Bocas em Cariacica-ES, realizando o curso de formação de instrutores do Proerd, que pela primeira vez na história, ocorreu de forma imersiva, ou seja, professores e alunos ficaram alojados durante a realização das atividades com programação diurna e noturna.
Para o coordenador do curso, Major Leonardo Almofrey Stein “este curso é a conclusão de um sonho de nossa diretoria e só foi possível graças ao empenho do Governo do Estado, do Comando Geral da PMES e de parceiros da iniciativa privada e associações civis organizadas de nosso estado. Esperamos que próximos anos, turmas maiores possam ser formadas e o atendimento pelo Proerd seja aplicado nas redes de ensino”.
Segundo o Coronel Heron Ronan Roman, Diretor de Direitos humanos e Polícia comunitária da PMES “este curso de formação de instrutores, que não acontecia desde 2019 e pela primeira vez ocorre em um sistema novo de imersão, vem capacitar mais profissionais da segurança pública capixaba para atender a população com excelência e prevenir nossas crianças e adolescentes contra os riscos da violência e do uso de drogas”. De acordo com o Diretor adjunto da DDHPC, Tenente coronel Alexandre Moreto da Silva, “estão previstas diversas capacitações ao longo do ano para profissionais de segurança publica que atuam nos programas coordenados pela DDHPC como Proerd, Direitos Humanos e Patrulha Maria da Penha”.
Os 23 policiais militares formados são de diversas unidades da PMES entre Batalhões da Grande Vitoria e interior do estado. Nesta segunda, 02, eles já se apresentaram aos seus comandantes para assumirem novas funções como instrutores do programa nas escolas conveniadas.