spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Mega-Sena 2961 hoje (17/01): resultado e números!

O sorteio da Mega-Sena concurso 2961 acontece neste sábado, 17 de janeiro de 2026, a partir das 21h (horário de Brasília). Realizado pela Caixa Econômica...

Polícia Civil participa da 8ª Reunião das Autoridades Centrais

 

 

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) participou, nessa quarta-feira (27) e quinta-feira (28), no Distrito Federal, em Brasília, da 8ª Reunião das Autoridades Centrais e do 3º Encontro Técnico da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. O evento teve como objetivo fortalecer a articulação nacional, consolidar protocolos de atuação e aprimorar as práticas de investigação e de proteção a pessoas desaparecidas.

A instituição foi representada pelo coordenador da Autoridade Central Estadual do Espírito Santo, delegado Sérgio Melo; pelo titular da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), delegado Luiz Gustavo Ximenes da Silva; e pela adjunta da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), delegada Gabriela Enne Barbosa.

Durante o encontro, foram apresentadas e discutidas importantes iniciativas, como:

  • Lançamento do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que unifica dados em âmbito nacional e possibilita a contribuição da sociedade por meio de um painel público. Ele pode ser acessado pelo link: https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico
  • Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, instituída pela Lei nº 13.812/2019, que busca consolidar informações, padronizar protocolos e otimizar os fluxos de registro e comunicação;
  • Parceria com a Meta, responsável pela implementação do Alerta Amber em redes sociais (Facebook e Instagram), ampliando a divulgação de casos de desaparecimento de crianças e adolescentes;
  • Campanhas de Coleta de DNA, que incentivam familiares a fornecer amostras em unidades da Polícia Civil, possibilitando cruzamento de dados e identificações seguras.
  • Aplicativo Sinesp Cidadão, que permite consultar informações sobre pessoas desaparecidas e filtrar buscas por região, faixa etária e outros critérios.

O delegado Sérgio Mello, autoridade central estadual da PCES de Política Nacional de Pessoas Desaparecidas, ressaltou a importância do trabalho conjunto. “A Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas representa um avanço no enfrentamento desse desafio. A participação da PCES reforça nossa dedicação em consolidar protocolos que promovam a eficiência investigativa e a proteção da dignidade das pessoas desaparecidas e de seus familiares”, disse.

A sociedade pode contribuir diretamente no processo de busca. Em caso de desaparecimento, é fundamental registrar a ocorrência na delegacia mais próxima. Além disso, informações podem ser acessadas pelo portal do MJSP https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico e pelo aplicativo Sinesp Cidadão, que permitem consultas por região, faixa etária e outros critérios.

 

spot_img
spot_img
spot_img

Soja volta a ter leve alta