― Advertisement ―

spot_img

PM realiza solenidade em comemoração ao 26º Aniversário da Diretoria de Inteligência

A Polícia Militar celebrou nesta quinta-feira (29), o 26º aniversário da Diretoria de Inteligência (Dint), com uma solenidade realizada no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória. O evento foi marcado pela outorga da Medalha Mérito da Inteligência Policial Militar e por homenagens aos veteranos que desempenharam um papel pioneiro no desenvolvimento da atividade de inteligência na corporação.

Durante a cerimônia, a Medalha Mérito da Inteligência Policial Militar foi concedida a personalidades civis e militares que se destacaram em suas funções, demonstrando excelência e compromisso com a segurança pública. A medalha é um reconhecimento pelo trabalho dedicado e pelo impacto positivo das atividades de inteligência na eficácia das operações da PMES.

Outro momento de destaque foi a entrega de uma placa em homenagem aos veteranos da atividade de inteligência. Esses militares, que contribuíram de maneira pioneira para a construção e fortalecimento da base da inteligência na PMES, foram lembrados por seu legado de dedicação, lealdade, coragem, ética e excelência.

Participou da cerimônia o procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, que ressaltou a importância da segurança pública como um direito fundamental da sociedade e uma prioridade para o Ministério Público: “Segurança pública é um direito fundamental, portanto, é a prioridade da atuação do Ministério Público. E não há segurança pública, não há paz e não há justiça, se não houver um sistema de segurança pública forte.”

O Diretor de Inteligência, coronel Gastão dos Santos Alves Júnior, destacou os desafios enfrentados pela inteligência policial em um ambiente de rápida evolução tecnológica e criminalidade organizada: “A inteligência tem a missão de fazer frente a uma criminalidade organizada, dinâmica e cada vez mais beligerante, além de ter de se adaptar ao ambiente de mudanças na sociedade que ocorrem em meio a uma rápida evolução tecnológica. E para esses desafios, a inteligência deve estar se aprimorando a cada dia para dar as respostas necessárias”.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, enalteceu a função da inteligência como base para o sucesso do planejamento estratégico e das operações da Polícia Militar: “A atividade de inteligência é responsável por produz o nosso conhecimento, sendo imprescindível para que nós consigamos acertar não só o nosso planejamento estratégico, mas também o tático e operacional”.