― Advertisement ―

spot_img

Operações de fiscalização e educação impactam milhares de capixabas durante Semana Nacional de Trânsito

Cerca de 5 mil pessoas foram impactadas diretamente pelas ações de fiscalização e de educação de trânsito promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) durante a Semana Nacional de Trânsito 2024, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Órgão também amplificou a mensagem da necessidade de mudança de comportamento nas vias ao veicular campanha publicitária para alertar os capixabas sobre o inaceitável número de mais de 600 mortes no trânsito nos primeiros oito meses do ano no Estado.  

A equipe de fiscalização de trânsito do Detran finalizou a Semana com um total de 1.028 veículos abordados pelos agentes próprios da Autarquia e dos outros órgãos de trânsito participantes das operações integradas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Santa Maria de Jetibá, Itapemirim e Marataízes.  

Foram realizadas dez operações, sendo duas blitze da Lei Seca para o combate à mistura de álcool e direção, quatro operações ‘Cavalo de Aço’ voltadas para a fiscalização de motocicletas, além de fiscalização de veículos de Transporte Escolar, abordagens educativas e treinamento da Guarda Municipal de Marataízes para uso do sistema de talonário eletrônico para o exercício da fiscalização.  

Durante as operações, foram registradas 307 infrações e 30 veículos foram removidos ao pátio do Detran, após o cometimento de infrações para as quais o CTB prevê essa medida administrativa.  

Entre as principais infrações registradas estão: dirigir sem possuir habilitação (57), permitir que pessoa sem habilitação conduza veículo (40), recusar-se a fazer o teste do bafômetro (38), licenciamento atrasado (37), dirigir com calçado inadequado (24), CNH vencida há mais de 30 dias (11), conduzir veículo sem equipamento obrigatório ou com ele inoperante (10), entre outras condutas vedadas pela legislação de trânsito.  

Educação  

As ações educativas também foram intensificadas na Semana Nacional de Trânsito para levar mais conscientização às pessoas e segurança ao trânsito capixaba. A equipe do Detran promoveu 12 ações educativas, impactando 3.960 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, entre os dias 16 e 27 de setembro.  

As atividades foram realizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari; e no interior, em João Neiva, Ibiraçu e Cachoeiro de Itapemirim.   

Foram feitas abordagens educativas nas ruas, postos de combustíveis, em empresas e escolas. As atividades de conscientização foram voltadas para caminhoneiros, motociclistas, condutores, pedestres, ciclistas, atingindo a todos que compõem o trânsito. Condutores profissionais foram sensibilizados nas ações em empresas e estudantes receberam informações importantes para a segurança no trânsito nas escolas.   

No dia 23, motociclistas participaram de mais uma edição do curso de pilotagem de motocicleta. As aulas gratuitas têm o objetivo de proporcionar aos motociclistas um aprimoramento na condução do veículo, com foco na proteção das pessoas no trânsito.    

Comunicação  

Para chamar atenção e sensibilizar o maior número de pessoas para o inaceitável número de mortes no trânsito, o Detran instalou o monumento interativo “+ de 600”, em um dos bolsões de estacionamento da Praia de Camburi, durante a Semana Nacional de Trânsito. Até agosto deste ano, 643 vidas foram perdidas nas vias do Estado.    

A ação expôs painéis com manchetes de jornais que simulam as principais causas de sinistros (acidentes), imagens ilustrativas de pessoas que perderam a vida no trânsito, comparações com tragédias que sensibilizam e um espaço para a pessoa interessada assinar um compromisso com comportamentos conscientes e em favor da vida.   

O Órgão também colocou no ar nas TV, rádios e veículos on-line, além de abrigos de ônibus, a campanha publicitária exibindo personagens que representam familiares de vítimas de sinistros de trânsito, chama atenção para o número de mortes no trânsito e a dor das famílias. Em vez de depoimentos, o silêncio e o vazio para mostrar que não há palavras que consigam expressar essas perdas.   

 A campanha alertou os capixabas para a adoção de atitudes conscientes no trânsito: “A dor é única. A responsabilidade tem que ser de todos”.    

Semana Nacional de Trânsito      

 A iniciativa acontece em todo o País, entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações para conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.     

 

Confira os dados do Observatório:    

https://sesp.es.gov.br/Media/Sesp/Mapa%20de%20homic%C3%ADdios/Mortes%20no%20Tr%C3%A2nsito_AGO-1.pdf