― Advertisement ―

spot_img

2ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Espírito Santo acontece neste sábado (20)

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realiza, no próximo sábado (20), a II Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Espírito Santo (COMIGRAR-ES). Com o tema “Cidadania em Movimento”, a Conferência acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A programação inclui a palestra de William Laureano, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), além de grupos temáticos e a escolha de delegados que participarão da edição nacional prevista para junho, em Foz do Iguaçu. 

Os interessados podem se inscrever aqui (link). O evento conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Agência de Refugiados (ACNUR), IV Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Ufes, Núcleo de Apoio aos Refugiados do Espírito Santo (NUARES) e Universidade Vila Velha (UVV).   

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatiza a importância da Conferência. “Este é um tema importante e que precisa ser debatido com a sociedade. Acredito que a representação capixaba contribuirá de forma efetiva para que o Governo Federal fortaleça a rede de apoio e atendimento aos refugiados que buscam o território brasileiro”, destacou. 

A Conferência tem início com a abertura oficial, palestra e divisão dos componentes em grupos, com os seguintes eixos temáticos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental, e interculturalidade e diversidades.

No final da tarde, haverá a priorização das propostas e a eleição dos delegados que participarão da 2ª Conferência Nacional.

 

Confira a programação:

 

20 de abril (sábado)

 

7h30– Acolhida e Credenciamento

8h30– Abertura Oficial

9h – Palestra

09h às 10h – Palestra William Laureano, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

10h – Orientações para formação dos grupos de trabalho.

12h às 13h – Almoço

13h às 15h – Grupos de Trabalho

15h – Coffee Break

15h15 – Plenária Final – Priorização de Propostas

17h – Eleição de delegadas/os para a 2ª Conferência Nacional

18h – Encerramento

 

Serviço:

 

II Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Espírito Santo (COMIGRAR-ES)

 

Inscrições: https://forms.gle/Sd8naWHY44SasH8w9

 

Data: 20 de abril (sábado)

Horário: das 7h30 às 18h

Local: Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleos – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória.

Informações: (27) 3134 -1449.