― Advertisement ―

spot_img

Posso tomar a vacina contra a dengue?

Atualmente, existem duas opções de vacina para dengue aprovadas pela Anvisa no Brasil. A Dengvaxia, da Sanofi, e a Qdenga, da empresa chamada Takeda....

Oficinas gratuitas marcam o aniversário de nove anos da Sarau da Barão

Estão abertas as inscrições para as oficinas literárias que marcam o início das comemorações de nove anos do Sarau da Barão, projeto idealizado pela produtora cultural Ruth Rangel. Os encontros serão realizados na Casa Porto, a partir de meados de junho, sempre aos sábados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29 de maio neste link.

Serão quatro oficinas: Produção de livros, com Gabriel Nascimento; Contação de histórias, com Claudia Maria de Oliveira Pereira; Fanfic, com Juane Vaillant; e Música e Literatura, com José Roberto Santos Neves. Cada oficina será seguida por rodas de conversas com temas complementares às atividades conduzidas pelos convidados. 

“A escolha desses temas se justifica tendo em vista que, ao longo desses noves anos de existência, a temática sobre a produção escrita vem aparecendo no Sarau da Barão, trazida por participantes que têm o desejo de tornar-se escritores e procuram o evento como fonte de inspiração, troca de experiências e aprendizagem”, afirma Ruth Rangel.

Além disso, o projeto de doação “Ponto do Livro” também completa nove anos de existência, tendo sido o marco inicial das atividades culturais promovidas por Ruth Rangel na Rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória.

O projeto Sarau da Barão – Território Literário conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de Difusão Literária, da Secretaria da Cultura (Secult).

Além das oficinas, a festa de aniversário também vai contar com uma edição especial do Sarau da Barão no dia 4 de julho, na Rua Barão de Monjardim. Além da tradicional declamação de poemas e outros textos literários, a programação terá apresentações musicais, troca e doação de livros e uma feira de produtos culturais de diversos artistas capixabas.

O projeto

O Sarau da Barão é um evento tradicional realizado toda primeira quinta-feira do mês na calçada da Rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória. Desde o seu surgimento, desenvolve ações que estimulam e fomentam a produção literária e difundem a prática da escrita e leitura. Ao longo desses nove anos já se tornou o ponto de encontro de escritores, poetas, artistas e amantes da literatura, com eventos sempre gratuitos e abertos ao público, envolvendo poesia, música, diálogos e entretenimento.

O projeto já recebeu o lançamento de diversos livros de autores capixabas ou que aqui residem. Desse modo, o Sarau da Barão se configura como um espaço tanto de democratização  do acesso como de difusão da produção literária, pois busca potencializar a produção autoral e a visibilidade de autores locais.

Além disso, em 2021, o Sarau da Barão foi certificado com um Ponto de Cultura, pela então Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo/Secretaria da Diversidade Cultural. Saiba mais no perfil do Instagram.

Programação

01/06 (sábado)

Oficina de Produção de Livros, via editora

Com Gabriel Nascimento 

Horário: das 14h às 17h

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/saraudabarao9anos

Mesa: O mercado editorial no Espírito Santo

Horário: às 17h30

Entrada gratuita

08/06 (sábado)

Oficina de Contação de Histórias

Com Claudia Maria de Oliveira Pereira 

Horário: das 14h às 17h

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/saraudabarao9anos   

Mesa: Contação de Histórias – Território de iniciação do leitor 

Horário: às 17h30

Entrada gratuita

15/06 (sábado)

Oficina de Fanfic

Com Juane Vaillant 

Horário: das 14h às 17h

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/saraudabarao9anos   

Mesa: Fanfic – Território do fã escritor

Horário: às 17h30

Entrada gratuita

29/06 (sábado)

Oficina de Música e Literatura

Com José Roberto Santos Neves

Horário: das 14h às 17h

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/saraudabarao9anos

Mesa: Música e Literatura – Território híbrido

Horário: às 17h30

Entrada gratuita