Por Cíntia Zaché, da Rede Notícia
Cosme Pinaffo, Luiz Antônio Moreira, Hiltinho Chisté, Victor Bueloni e Luiz Junior Baldo. O quinteto partiu de Nova Venécia, na última quinta-feira, dia 26, para Ushuaia, cidade turística na Argentina, que fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, mais conhecida como “fim do mundo”. E detalhe, os 14,500 Km, somados ida e volta, estão sendo feitos de moto.
Depois do primeiro dia de viagem, os motociclistas pararam em Betim, Minas Gerais, para dormir, e foi por lá, que Hiltinho Chisté conversou com a equipe de reportagem de A Notícia. “A previsão é de andarmos 10 horas por dia, hoje, terminamos o dia em segurança, está tudo tranquilo. Temos consciência de que a viagem é perigosa, mas, a paixão fala mais alto”, conta.
Com as malas encaixadas no compartimento das motocicletas, os aventureiros relatam que, as roupas que estão levando, são ideais para os dias da viagem. “A gente troca somente a roupa de baixo, que é tipo uma segunda pele. Temos o ponto de parada, para lavar as peças em lavanderia, está tudo programado já”, fala.
Parando para almoçar com tempo previsto de 1h, os venecianos alegam que contam com veículos seguros, além de terem comunicadores nos capacetes, o que proporciona o diálogo entre eles, durante o percurso.
Com previsão de chegar ao destino no próximo dia 06, o quinteto afirma que quer aproveitar três dias de estadia na cidade. “Vamos experimentar a gastronomia local, ir ao museu de moto, aproveitar para conhecer a cultura, passeio de barco, sem dúvida, conhecer muita gente e, muitos motociclistas, já que lá é um local que agrega esse nosso grupo, e, descansar para a volta, que serão mais 7,250 km. Ushuaia é o sonho de todos os motociclistas, e, estamos realizando o nosso”, descreve Chisté, que conta que, o Revéillon, a turma irá passar em Mendonça, na Argentina. “O aniversário do Luiz Moreira, iremos comemorar lá em Ushuaia, vai ser bem legal, 60 anos de vida”.
A partida
Com previsão para chegar a Nova Venécia no próximo dia 23, os cinco motociclistas partiram, após um café da manhã na Padaria Salute, momento em que tiveram o apoio de familiares para depois, pegar a estrada.
Já a decisão e início do sonho de ir para Ushuaia, foi lá em 2012, quando eles fizeram a primeira grande viagem, para a famosa Rota 66, nos Estados Unidos, que tem cerca de 4 mil quilômetros de extensão de estrada.
Depois da estrada americana, foi a vez o quinteto, em 2021, se aventurar nas curvas da Estrada da Graciosa, que fica no Paraná, somando às as curvas sinuosas do Rastro da Serpente, entre São Paulo e Paraná. E ainda, a Serra do Corvo Branco é uma estrada que liga os municípios de Grão-Pará e Urubici, em Santa Catarina.
Com a realização de sonhos em mãos, os motociclistas vão passar por vários lugares, que também fazem parte do roteiro, tendo a logística, já preparada a um ano.
O percurso prevê passagem por El Calafate, uma cidade próxima ao Campo de Gelo do sul da Patagônia, Santiago, no Chile, Puerto Varas, Bariloche, Rota 40 são alguns dos lugares que os cinco motociclistas vão passar. “Moto é uma paixão, se alguém me disser que vai comprar uma hoje, digo para não comprar, tem que ter paixão, senão, não dá. Enfrentamos chuva, vento, sol, frio, calor, mas, tudo regrado ao amor por estas duas rodas, isso que nos leva a qualquer lugar”, finalizou Hiltinho Chisté.