Uma missão russa foi recebida na última semana pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), presidente de cinco frentes parlamentares na Assembleia Legislativa – três delas ligadas diretamente ao segmento econômico. O interesse dos russos é em prospectar oportunidades de investimentos no Espírito Santo.
O grupo era formado pelo CEO da Smart Civilization, Kiril Konstin, acompanhdo por Artur Bogachev, chfe do Departamento de Relações Internacionais da instituição, e da brasilianista Varvara Kuznetsov, pesquisadora da Academia de Ciências da Rússia, que serviu como intérprete. Acompanhava os russos também o brasileiro Rodolfo Laterza, delegado de Polícia e estudioso de geopolítica, especialmente do país euro-asiático, com o maior território do mundo.,
A Smart Civilization é uma Organização Não-Governamental ligada aos BRICs – grupo de países de mercados econômicos emergentes, iniciado por Brasil, Rússia, Índia e China e, hoje, integrado também por África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
INTERESSES
O deputado Mazinho dos Anjos expôs aos visitantes os projetos prioritários do Espírito Santo, citando, principalmente o potencial logístico do Estado e três projetos em andamento, os portos Central (Presidente Kennedy), da Inmetame (Aracruz) e o Terminal de Uso Privativo da Petrocity em Urussuquara, São Mateus, como de grandes oportunidades de investimentos.
Mazinho levou a missão ao encontro do presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, que acrescentou às informações que haviam sido transmitidas pelo parlamentar o fato de que “o Espírito Santo é o Estado de mais capacidade financeira do Brasil, um campo de oportunidades, que tem o desafio de aumentar o consumo por conta da reforma tributária”.
Também mencionou um projeto de aeroporto de cargas de Itapemirim, no litoral Sul do Estado: “O Espírito Santo tem condição de dar ao investidor segurança jurídica que nenhum outro Estado brasilerio tem. O turismo é um ponto importante, com muitas atrações naturais não exploradas. Há escassez de bons hoteis e centros de convenções. Temos lugares maravilhosos, mas sem infraestrutura para redceber turistas do mundo inteiro”.
O CEO da Smart Civilization, Kiril Konstin, demonstrou muito interesse nas abordagens e comentou: “É interessante como vocês abordam, com base na sustentabilidade, o seu Estado e isso batge muito com o que pensamos. Os olhos do mundo hoje estão voltados para o Brasil, que é a menina dos olhos dos BRICs, além de o País ter condições de ser o ponto de equilíbrio nas tensões regionais”.
Kiril Konstin lembrou que em 2025 o Brasil vai assumir a presidência dos BRICs e sediar o encontro anual do grupo. E anunciou que o Rio de Janeiro sediará também o Fórum de Futurologia. Kiril disse que retorna ao seu país muito bem impressionado com o Espírito Santo, vai estudar suas potencialidades e retornar com propostas em breve.
Acompanhada pelo deputado Mazinho dos Anjos, a missão russa também foi recebida por equipe técnica da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).