― Advertisement ―

spot_img

Dólar inicia a segunda-feira (27) cotado a R$ 5,16, depois de alta de 0,27%

O dólar comercial inicia esta segunda-feira (27) cotado a R$ 5,16. No último pregão, a moeda estadunidense subiu 0,27% em relação ao real. Na...

Espírito Santo recebe Etapa Sudeste da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O município de Vila Velha, no Espírito Santo, vai sediar a 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação nos próximos dias 11 e 12 de abril. O maior encontro do setor de CT&I acontecerá no Teatro da Universidade Vila Velha (UVV). As atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do MCTI e da SECTI no Youtube. 

O evento é gratuito e reunirá sociedade civil, empresários e agentes públicos para discutir e elencar as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Sudeste para os próximos 10 anos. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://lets.4.events/conferencia-de-cti-da-regiao-sudeste-C23910E8.  

As escolhas serão encaminhadas para a etapa nacional, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 04 a 06 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). 

“A Conferência é um importante espaço de diálogo para refletir sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no País e seus rumos nos próximos anos. Esta é a grande oportunidade também para realizarmos uma análise sobre a política de CT&I dos últimos anos. É, sem dúvida, um espaço democrático e privilegiado de escuta entre o Governo e a sociedade”, afirmou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. 

O painel de abertura do evento terá como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e será mediado pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Lamas. Participam ainda o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira; o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Samuel Meira Brasil Junior; o secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Guila Calheiros; o diretor-presidente do Centro de Gestão Estratégica (CGEE), Fernando Rizzo; além de representantes do Sou Ciência dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

“O Governo do Espírito Santo demonstrou grande empenho no apoio e na realização da Conferência Regional Sudeste. Será um espaço de diálogo democrático, onde poderemos refletir sobre o papel crucial que a ciência, tecnologia e inovação desempenham em nossa sociedade. Teremos a oportunidade de compartilhar ideias, debater políticas públicas e definir prioridades que contribuirão com o cenário da inovação. Que possamos aproveitar ao máximo este encontro, trocando conhecimentos, experiências e construindo juntos um futuro mais promissor para a ciência, a tecnologia e a inovação”, disse o secretário Bruno Lamas.

Confira programação completa:

 

DIA 11/04/2024 (quinta-feira)

 

MANHÃ:

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 10h – Painel I: Mesa de abertura

Mediação:  Secretário Bruno Lamas – SECTI/ES

Panelistas: Pablo Lira – Diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves/ Desembargador Samuel Meira Brasil Jr. – TJ-ES/Representante Sou Ciência/ Guila Calheiros – Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/ Presidente CGEE – Fernando Rizzo.

10h às 10h30 – Intervalo para Café

10h30 às 12h – Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido – Governador Renato Casagrande / Ministra Luciana Santos – MCTI / Reitora UVV – Profa. Dra. Denise Endringer/ Reitor UFES – Prof. Dr. Eustáquio de Castro/ UNE / FAPEMIG / SEDE-MG / FAPESP / SECTI-SP / FAPERJ / SECTI-RJ / Presidente CGEE – Fernando Rizzo.

12h às 14h – Intervalo para Almoço.

 

TARDE:

14h – Apresentação Dos Resultados Das Conferências Estaduais Da Região Sudeste.

14h às 15h30 – Painel II: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de Minas Gerais.

Mediação: SECTI-ES / Palestrante: Lucas Mendes – Superintendente de Pesquisa e Tecnologia de Minas Gerais – SEDE/MG

15h30 às 16h – Intervalo para Café

16h às 17h30 – Painel III: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado De São Paulo

Mediação: SECTI-ES / Palestrantes: FAPESP / SECTI-SP

17h30 – Encerramento com momento cultural

 

DIA 12/04/2024 (sexta-feira)

 

MANHÃ:

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 12h – Apresentação dos resultados das Conferências Estaduais da Região Sudeste

8h30 às 10h – Painel IV: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado do Rio de Janeiro

Mediação: SECTI/ES / Palestrantes: FAPERJ / SECTI-RJ

10h às 10h30 – Intervalo Para Café

10h30 às 12h –  Painel IV: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado do Espírito Santo

Mediação: FAPES / Palestrante: Bruno Lamas – SECTI/ES

12h às 14h – Intervalo para Almoço

 

TARDE:

14h às 15h30 – Plenária: Desenvolvimento do Programa Regional de CTI para construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023-2030

15h30 às 16h – Intervalo para café

16h às 17h30 – Plenária final: Desenvolvimento do Programa Regional de CTI para construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023-2030

 

Serviço:

Datas: 11 e 12 de abril de 2024

Horário: De 8h às 17h30

Local: Teatro da UVV – Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21 – Boa Vista II, Vila Velha – ES.

 

190 Temporariamente Inoperante