Pesquisa divulgada pelo grupo Rede Vitória nesta terça-feira (3), realizada pela Futura no âmbito do projeto 100% Cidades, mostra um cenário desconfortável para o favorito nas intenções de votos em São Mateus. Embora Carlinhos Lyrio (Republicanos) ainda lidere as intenções de voto na pesquisa estimulada com 39,7% das menções, a disputa se apresenta já desconfortável para Lyrio.
O segundo colocado é o empresário Marcus da Cozivip (Podemos), com 27,5%. Considerando a margem de erro de 4,9% para mais ou para menos, a diferença real entre o primeiro e o segundo colocado cai para 4,8%.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevista cita apenas um nome sem acesso a nenhuma lista, a diferença de Carlinhos para Marcus da Cozivip é de apenas 5,2%, praticamente a mesma diferença encontrada na estimulada aplicando-se a margem de erro.
E, para aumentar ainda mais a pressão sobre o candidato do Republicanos, a pesquisa anterior feito pela Futura, entre os dias 9 e 13 de agosto, quando ainda não havia começado a campanha (o prazo final de registro de candidaturas foi 15 de agosto), apontava Carlinhos Lyrio com 45% das intenções de votos e Marcus da Cozivip com apenas 13,2%.
Ou seja, em cerca de 15 dias, Carlinhos caiu 5,3% na nova pesquisa e Marcus da Cozivip mais que dobrou suas intenções de voto, subindo 14,3%.
Os últimos 30 dias de campanha eleitoral serão decisivos para os dois principais concorrentes à Prefeitura de São Mateus, com o acirramento da disputa entre Carlinhos Lyrio, que agregou o radialista Ferreira Júnior à sua chapa como vice, e Marcus da Cozivip, que tem como aliado o ex-prefeito Amadeu Boroto, que não conseguiu liberação da Justiça Eleitoral para se candidatar.
NOVA PESQUISA
Carlinhos Lyrio ainda aparece como o favorito entre os eleitores de São Mateus, segundo a mais recente pesquisa eleitoral realizada pela Futura no âmbito do projeto 100% Cidades. Os dados, divulgados nesta terça-feira (03), revelam as tendências de voto e as principais preocupações dos eleitores do município.
Na estimulada, que é quando os eleitores são apresentados aos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlinhos Lyrio tem 39,7% das intenções de voto. Marcus da Cozivip (Podemos) vem em segundo com 27,5%.
Em terceiro, fica Henrique Follador (PDT), com 4%. Nilis Castberg (PL) tem 3,5%, empatado com professora Zenilza Pauli (PT). Os brancos e nulos são 8,1% e os indecisos formam 13,6% do eleitorado.
Intenções de voto
Na pesquisa espontânea, Carlinhos Lyrio lidera com 23,9% das intenções de voto, seguido por Marcus da Cozivip, com 18,7%. Henrique Follador é lembrado por 3,3% dos eleitores, Nilis Catsberg por 2,2%, e a professora Zenilza Pauli, por 0,9%. Um número significativo de eleitores, 42,4%, ainda se declara indeciso, enquanto 4,7% optam por votos em branco ou nulo, e 4% mencionam outros candidatos.
Rejeição dos candidatos
Quando se trata de rejeição, os candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Henrique Follador lidera em rejeição com 20,7%, seguido de perto por Carlinhos Lyrio e Zenilza Pauli, ambos com 20,2%. Nilis Catsberg tem 20,1% de rejeição, enquanto Marcus da Cozivip é o menos rejeitado, com 17,2%. Há ainda 18,4% de eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos, e 3,5% que rejeitam todos. Já 17,9% dos entrevistados não souberam responder.
Prioridades para São Mateus
A pesquisa também perguntou aos eleitores quais devem ser as prioridades do próximo prefeito. A saúde lidera a lista, com 47,7% dos eleitores considerando-a a principal área a ser melhorada. A educação vem em segundo lugar, com 26,8%, seguida da segurança pública, com 14,8%. Outros pontos destacados incluem a pavimentação de ruas (13,2%), infraestrutura (10,7%), e criação de empregos (8,8%).
Avaliação dos serviços públicos
Os eleitores também avaliaram os serviços públicos oferecidos pela prefeitura de São Mateus. O fornecimento de água e esgoto é bem-avaliado por 21,9% dos entrevistados, enquanto 37,4% o consideram regular, e 37,1% avaliam como ruim ou péssimo. A educação tem uma avaliação positiva de 17,2%, é vista como regular por 43%, e é mal avaliada por 35,7%.
No quesito saúde, 10,1% dos eleitores consideram o serviço bom ou ótimo, 29,4% o classificam como regular, e 58,7% o veem como ruim ou péssimo. A segurança pública é avaliada positivamente por 15%, enquanto 35,4% a consideram regular, e 47,1% a classificam como ruim ou péssima. Por fim, o transporte público é bem avaliado por 17,5% dos entrevistados, regular para 19,2%, e ruim ou péssimo para 54%.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa da Futura foi realizada entre os dias 23 e 31 de agosto de 2024, com 400 entrevistas feitas por telefone com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-04052/2024.
Com informações de Folha Vitória