spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri

Um jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Yuri da Silva Araújo, natural...

Livro recupera lembranças de três viagens a Cuba feitas por advogado capixaba

No clima da realização, em Vitória, de um encontro nacional de simpatizantes de Cuba, a ilha caribenha que desafiou a hegemonia da influência estadunidense na América Latina, o advogado Homero Junger Mafra prepara um nofo livroz com lembranças das três viagens que fez à terra de Fidel Castro.

O livro terá três partes destinadas às  três viagens realizadas entre 1993 e 2023. São essas partes que receberão ilustrações do artista plástico Jorge Solé, gaúcho que escolheu o Espírito Santo para viver, no balneário de Manguinhos, na Serra.

Segundo “Homerinho”, a ideia foi de Saulo Ribeiro, da Editora Cousa. “O Saulo me deu um toque para eu escrever a história de minhas viagens a Cuba. Então, será isso”, explicou Homero.

E como vai ser isso? “Resgatei um diário que fiz da primeira vez que fui a Cuba. É uma visão de alguém que estava chegando na Ilha,  com muita simpatia por tudo. Uma segunda parte são histórias que vivi em Cuba, experiências que vivi lá. E também quando voltei em 2023”.

Homero salienta que toda viagem que faz ele escreve  historietas para deixar um registro.

“São as minhas vivências em Cuba, não é um guia de viagem, faça isso ou aquilo,  embora eu fale um pouco de alguns lugares e restaurantes”.

Homero nasceu em Niterói (RJ), em 1956, mas vive no Espírito Santo desde os quatro meses, quando a família veio para o Estado porque o pai – Homero Mafra, que foi desembargador- passou no concurso para juiz.

Ex-presidente da OAB-ES por três mandatos (2009-2018), Homero é de uma geração que viveu o ambiente da ditadura militar do Brasil e se engajou no movimento estudantil.

A resistência da Revolução Cubana ao imperialismo americano atraiu a atenções de sua geração e é disso que se está a falar.  Homero sempre demonstrou essa simpatia, o que o levou a visitar a Ilha em diferentes momentos de sua história, especial na era do “comandante” Fidel Castro.

“Como estudante, vivi os estertores da ditadura, a campanha pela anistia, a luta pela Constituinte e pelas diretas. Aqueles eram tempos difíceis. Depois da volta da democracia, vi, aos sete anos de profissão, nascer a Constituição Cidadã, com todo seu elenco de garantias e com a inserção constitucional da advocacia, essenciais à administração da justiça que somos”, disse Homero em um artigo contestando a fala de um desembargador federal.

SAIBA MAIS

As informações oficiais do evento dão conta de que a XXVII Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba será realizada em Vitória – ES, entre os dias 19 e 21 de junho de 2025, reafirmando o compromisso com a defesa da soberania, da liberdade e das conquistas do povo cubano.

Em um momento de desafios políticos globais, com o avanço de movimentos autoritários e o endurecimento de sanções econômicas, o encontro será um espaço estratégico para fortalecer a solidariedade entre os povos e fomentar ações em defesa de Cuba.

NOTA DA REDAÇÃO: Reportagem em atendimento a sugestão de leitor

Livro recupera lembranças de três viagens a Cuba feitas por advogado capixaba
spot_img
spot_img
spot_img