― Advertisement ―

spot_img

Confira as datas e horários do Real Noroeste na Série D

Único representante do futebol capixaba na segunda fase da Série D do Brasileiro, o Real Noroeste vai enfrentar o Brasiliense no mata-mata, valendo vaga na terceira fase...

Inscrições abertas para 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) 2024

As inscrições para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) 2024 estão abertas até o dia 15 de março e devem ser feitas pelo diretor ou professor responsável pela competição nas unidades de ensino, exclusivamente pelo site www.obmep.org.br

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), essa olimpíada é destinada aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas, que concorrem aos prêmios, de acordo com a classificação nas provas.

A competição será realizada em duas etapas: a primeira prova será no dia 04 de junho e a segunda no dia 19 de outubro. Todos os inscritos participam da primeira prova, que será realizada na própria escola onde o aluno estuda. O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. De acordo com o desempenho nessa fase, a Olimpíada seleciona, aproximadamente, 5% dos estudantes por escola e com melhor pontuação. Esses alunos são os que vão para a segunda fase. A relação dos vencedores será divulgada em dezembro.

Estímulo ao estudo de Matemática

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, em 2005, e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é contribuir para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A OBMEP premia, separadamente, alunos de escolas públicas e privadas. Serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os estudantes das escolas públicas concorrerão a 6.500 medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa.