― Advertisement ―

spot_img

Prefeitura realizará a entrega de títulos de propriedade de imóveis; veja a lista

A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, vai realizar a 1ª entrega de títulos...

Incaper consegue recursos federais para reforçar frota e assistência a produtores

Foto: Arquivo Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) conseguiu R$ 1 milhão em recursos federais para investir no fortalecimento das ações de apoio aos produtores rurais do Estado.

O repasse, a ser feito pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), é fruto de convênio firmado no fim do mês passado, em articulação com a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer).

Parte de um pacote de investimentos federais na rede pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), os recursos serão usados pelo Incaper para aquisição de nove veículos utilitários de cabine dupla, que darão suporte aos escritórios do Instituto na realização de trabalhos de Ater nos municípios capixabas.

É por meio dessas atividades que o Incaper leva aos produtores soluções tecnológicas e sociais que ajudam a aperfeiçoar os sistemas de produção agrícola e a melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais. Em 2023, mais de 36 mil produtores receberam atendimentos do Instituto.
A equipe do Incaper responsável pelo convênio trabalha na etapa documental para agilizar o recebimento dos recursos e a licitação para compra dos carros.

Investimentos em reestruturação

A aquisição de novos veículos faz parte do planejamento para reestruturação e modernização do Incaper, que é vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“A renovação da frota é uma frente importante do trabalho que estamos conduzindo para fortalecer a atuação do Instituto. Além desses nove veículos, entregaremos nos próximos meses uma primeira leva de 25 novos veículos, fruto de investimento do Governo do Estado, para darmos suporte ao trabalho dos nossos pesquisadores e extensionistas”, afirmou o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.

Também estão sendo planejadas melhorias nas estruturas das unidades do Instituto e, em breve, o quadro de servidores será ampliado, com a convocação de profissionais aprovados em concurso público.

“Todas essas medidas, que vamos implementar gradativamente, nos permitirão ampliar o alcance, a qualidade e a eficiência dos nossos serviços, que tanto contribuem para o desenvolvimento rural e econômico do Espírito Santo”, complementou Fiorot.
O diretor administrativo-financeiro do Instituto, Cleber Guerra, ressaltou que os investimentos na frota do Incaper foram ampliados nos últimos anos. Dos 225 veículos em uso pelos servidores, 133 foram adquiridos nos últimos cinco anos, o que corresponde a quase 60% da frota.