― PUBLICIDADE ―

Miopia: diagnóstico precoce é essencial para um controle eficaz

A miopia afeta 30% a 50% da população e está aumentando, especialmente entre crianças e adolescentes. Causa dificuldade para enxergar objetos distantes, com sintomas...

Iema divulga boletins diários sobre índice da qualidade do ar no Espírito Santo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) iniciou, neste mês de janeiro, a divulgação diária de boletins com os Índices da Qualidade do Ar (IQAr) no Espírito Santo. Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Qualidade do Ar, os dados são gerados a partir da análise de gases, material particulado e meteorologia pelas 15 estações que integram a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar da Grande Vitória (RAMQAR) e do sul do Estado (RAMQAR-SUL).

Os boletins diários apresentam um resumo das medições realizadas considerando o período das 00h às 23h59. Cada boletim indica o poluente de pior situação registrado em cada estação de monitoramento durante o período analisado. Além dos boletins diários, serão divulgados resumos mensais a partir do próximo mês, que se somarão aos já tradicionais relatórios anuais de qualidade do ar publicados pelo Iema.

O coordenador de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas (CQA) do Iema, Vinicius Rocha, explica que atualmente, mais de 97% das medições realizadas nas estações da Grande Vitória indicaram qualidade do ar classificada como “boa”. Além de as 15 estações de monitoramento da rede estarem localizadas estrategicamente e serem equipadas com analisadores para cada poluente, permitindo medições horárias e a avaliação do atendimento aos padrões estabelecidos pela legislação vigente.

O Artigo 18 da legislação da Política Nacional de Qualidade do Ar, instituída pela Lei nº 14.850/2024, determina que os órgãos ambientais estaduais utilizem o IQAr para divulgar dados de monitoramento de forma acessível à população. A iniciativa busca promover a transparência das informações e capacitar a população sobre o IQAr no país.

Para ampliar o acesso aos dados, o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, destaca a importância de disponibilizar os dados de forma transparente e lembra que o Iema está desenvolvendo melhorias no site institucional e planeja lançar um portal específico com informações sobre a qualidade do ar. “A qualidade do ar impacta diretamente na saúde das pessoas. O monitoramento contribui para conscientização ambiental, especialmente nas áreas urbanizadas. A transparência e o diálogo com a sociedade são fundamentais para uma gestão eficaz da qualidade do ar”, afirma.

O boletim diário está disponível em iema.es.gov.br/qualidadedoar/boletimdiario

spot_img
spot_img
spot_img