― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

Santos completa 478 anos nesta sexta-feira (26)

Nesta sexta-feira (26) a cidade de Santos, localizada no litoral sul paulista, completa 478 anos de história. O fundador de Santos, Brás Cubas, chegou de Portugal em 1532. Em 1541, Brás Cubas conseguiu a mudança do porto, que ficava na Ponta da Praia, na atual Ponte Edgard Perdigão, para o outro lado da ilha, hoje o Centro da Cidade. Em 1546, Santos foi elevada à categoria de Vila e em 26 de janeiro de 1839 passou a ser cidade. 

Atualmente as atividades ligadas ao Porto — o maior da América Latina, com 13 km de extensão e por onde passa mais de um quarto de todas as cargas que entram e saem do Brasil —  configuram como principal fonte de riquezas do município. Setores do turismo, de serviços e da pesca completam a lista de maiores atividades da economia santista.

Segundo dados do IBGE, o PIB da cidade é de cerca de R$ 24,1 bilhões de reais, sendo que 77,6% do valor adicionado advém dos serviços, na sequência aparecem as participações da administração pública (11,8%), da indústria (10,6%) e da agropecuária (0%). Com esta estrutura, o PIB per capita de Santos é de R$ 55,5 mil

Com sete quilômetros de praias e 13 quilômetros de cais, o centro de Santos também oferece dezenas de pontos turísticos como o Palácio José Bonifácio, Santuário do Valongo, Catedral e o Museu Pelé. Destaque também para o Aquário Municipal, o Orquidário e o Jardim Botânico (na Zona Noroeste) e o Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro. 

Para a comemoração do aniversário, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial durante todo o final de semana. A comemoração inclui shows com diversas bandas nacionais e locais na Praia do Gonzaga. A programação completa está disponível nas redes sociais e no site da prefeitura de Santos.

Além de Santos, os municípios de Alvorada do Gurguéia (PI), Campo Grande do Piauí, Lajeado (RS) e Nova Venécia (ES) também fazem aniversário nesta sexta-feira (26). A programação completa das comemorações dos municípios está disponível nas redes sociais das prefeituras.

 

<\/a><\/a><\/a><\/a>

Santos comemora seus 478 anos de história. Foto: Marcelo Martins/PMSSantos comemora seus 478 anos de história. Foto: Marcelo Martins/PMS