― Advertisement ―

spot_img

Suspeitos de cometer homicídio são presos pela PM

Suspeitos de terem cometido um homicídio, no último sábado (16), em Itaipava, balneário de Itapemirim, foram detidos após um cerco na região da divisa...

Espírito Santo conquista vice-campeonato na primeira Copa Nacional Quilombola de Futebol

O Espírito Santo garantiu o vice-campeonato na primeira edição da Copa Nacional Quilombola de Futebol, com a equipe masculina do Esporte Clube Graúna Quilombola, do município de Itapemirim. Na final, disputada no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o time capixaba foi superado pelo Quilombo Kalunga Vão do Moleque, de Goiás, por 2 a 1. A cerimônia de premiação contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que entregou as medalhas às equipes finalistas.

No torneio feminino, a delegação do Espírito Santo, representada pelo time Unidos da Tiquera – Quilombo Bom Pastor de São Mateus, não conquistou o pódio. O Quilombo São Pedro, do Amazonas, venceu o Quilombo Serra Feia, da Paraíba, e ficou com o título da categoria feminina.

O evento, realizado de 12 a 15 de dezembro, reuniu mais de 800 atletas de 29 equipes masculinas e femininas de 16 estados e foi promovido com o objetivo de fortalecer as raízes quilombolas do País por meio do futebol. Os representantes de cada estado foram definidos nas etapas estaduais. A etapa estadual foi promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo e o IPAC. As delegações capixabas viajaram também com o apoio da Sesport.

“Desde a fase estadual, adotamos a missão de fortalecer as raízes quilombolas no esporte no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, acompanhamos de perto o brilho de nossos representantes, que não apenas conquistaram o pódio, mas também conheceram novas histórias e promoveram a integração com outros estados. O esporte se mostrou como uma poderosa ferramenta de união, e seguimos comprometidos em dar continuidade a esse trabalho”, afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

A Copa Nacional Quilombola foi organizada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

spot_img