― Advertisement ―

spot_img

Soja: produtores já podem se preparar para semeadura

Os agricultores que seguem as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) — estudo que identifica regiões e épocas de menor risco climático para...

Escolas da Rede Pública Estadual promovem ações no Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional das Mulheres foi celebrado pelas instituições da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, com ações cujo objetivo foi conscientizar o público acerca da luta feminina, assim como homenagear as mulheres por meio de diversas ações culturais. Entre as escolas envolvidas estiveram a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, em Vitória; o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, localizado em Baixo Guandu, e a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, em Aracruz.

A EEEM Arnulpho Mattos realizou uma programação que incluiu palestra, apresentação teatral e dança voltadas para o combate à violência contra a mulher. Entre as convidadas da ação, estiveram Wilzângela Machado, engenheira civil e atuante na Gestão de Obras e Projetos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); Lorena Frassi, atuante na Gestão de Projetos, também da Findes; Débora Maia, especialista em Desenvolvimento da Construção na ArcelorMittal, entre outras.

“O objetivo pedagógico da ação era explicar aos estudantes o que é violência contra a mulher, os tipos de violência e abordar o feminicídio, bem como os índices desse tipo de crime. O trabalho teve início em sala de aula e foi finalizado em um evento que reuniu teatro, poesia ilustrada, música e até um ato de manifestação, protagonizado pelas estudantes sobre as conquistas das mulheres”, explicou a professora de Sociologia e uma das organizadoras da ação, Maristela Medeiros Fernandes.

No município de Baixo Guandu, os profissionais da área de Códigos e Linguagens e do Atendimento Educacional Especializado do CEEMTI Baixo Guandu realizaram uma ação com músicas, depoimentos de professores, estudantes e exposições de trabalhos realizados durante a semana dedicada às mulheres.

“Tive a oportunidade de participar dessa celebração que me fez refletir sobre a importância do papel das mulheres na sociedade. Foi inspirador aprender sobre as conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história. Fiquei motivado a ser um aliado na luta por direitos iguais e a valorizar o potencial e a diversidade das mulheres em todos os aspectos da vida”, disse o estudante Pedro Daniel.

Já em Aracruz, a EEEFM Primo Bitti também realizou atividades para promover a conscientização e o reconhecimento do papel das mulheres na sociedade. Além das ações visuais e um momento de acolhimento por parte dos professores e estudantes homens, também foi realizado um debate com as turmas do Ensino Médio para a reflexão dos temas que envolvem a data. Durante o momento, os estudantes tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões, compartilhar experiências e aprender sobre a importância da igualdade de gênero e do empoderamento feminino.