― Advertisement ―

spot_img

“É hora de ir além das palavras”. É o que mostra novo Relatório do WIM Brasil

Dados do 4º Relatório do Women in Mining Brasil (WIM Brasil), elaborado em parceria com a EY, mostram que 90% das empresas de mineração...

Dia da Consciência Negra é feriado?

Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino celebram o Dia da Matemática

Finalizando as celebrações do Dia da Matemática, comemorado na última segunda-feira (6), escolas da Rede Pública Estadual de Ensino realizaram, durante a última semana, diversas atividades com os estudantes a fim de reforçar a importância desta ciência e desmistificar os tabus que a envolvem.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Bráulio Franco, Escola do Futuro localizada em Muniz Freire, realizou uma rotação por estações com atividades de jogos matemáticos. A ação foi mediada pela professora de Matemática Luíza Helena Guimarães e contou com jogos pedagógicos como xadrez, rummikub, banco imobiliário, além dos jogos confeccionados pelos próprios estudantes: o bingo das quatro operações fundamentais e a roleta de radiciação. Houve também um circo show com presença do πlhaço, labirinto de questões e premiação para os que realizavam os cálculos corretamente.

O CEEFMTI Elisa Paiva, Escola do Futuro localizada no município de Conceição do Castelo, promoveu um evento visando não só enriquecer o conhecimento dos estudantes, mas também despertar neles um novo olhar estimulante e divertido em relação à Matemática. Os estudantes realizaram a leitura de um cordel sobre a matemática e conduziram um storytelling inspirado no famoso problema dos 35 camelos do livro “O Homem que Calculava”, escrito por Malba Tahan. Os alunos se caracterizaram de acordo com os personagens da história, recriaram o cenário e seguiram o enredo com uma narrativa envolvente.

Além disso, outras atividades usando jogos foram realizadas para tornar o aprendizado ainda mais interativo. No Xadrez Humano, os alunos se transformaram em peças do tabuleiro. Também participaram de uma gincana, com Revezamento Matemático, Matix, Passa ou Repassa e Boliche Matemático com Bambolês. Para adicionar um toque de disputa, foram criadas chaves de competição, garantindo que as equipes classificadas na primeira fase avançassem para a disputa final. A equipe com mais vitórias por modalidades ao final recebeu uma premiação.

Já o CEEFMTI Galdino Antônio Vieira, localizado em Vila Velha, buscando incentivar o interesse dos alunos pela Matemática, realizou uma sessão lúdica com jogos de pergunta e resposta, “torta na cara”, Sudoku e também uma palestra educativa. “Quando o aluno está estimulado pelos jogos, ele tem a oportunidade de aprender a matemática de uma maneira mais dinâmica, prazerosa e motivadora”, afirmou o professor de Matemática Eduardo Paulo Subtil Da Costa.

spot_img