A primavera teve início às 15h19 desta segunda-feira (22) no Espírito Santo, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES). A estação chegou trazendo calor intenso, ventania e chuvas em diferentes regiões do estado. Em Barra de São Francisco, no Norte capixaba, a previsão aponta para um contraste entre dias quentes com instabilidade e a chegada de uma massa de ar polar que deve provocar queda de temperatura a partir desta quarta-feira (24).
Na segunda-feira (22), a elevação das temperaturas foi um dos destaques, com registros que ultrapassaram os 35 °C em algumas áreas, principalmente na região Sul do Estado. O calor veio acompanhado de ventos costeiros mais intensos e aumento da umidade do ar. Nesta terça-feira (23), a passagem de um sistema frontal provoca rajadas de vento em todas as regiões do Espírito Santo, além de chuvas de intensidade moderada a forte. Há também risco de acumulados expressivos em períodos curtos, acompanhados de descargas elétricas.
A partir de quarta-feira (24), uma massa de ar polar deve avançar sobre o estado, provocando queda nas temperaturas. O vento de Sul deve influenciar a faixa costeira e, na quinta-feira (25), a previsão indica forte agitação marítima, com possíveis impactos nas condições de navegação e atividades costeiras.
Em Barra de São Francisco, ara esta terça-feira (23) a previsão é de temperaturas variando entre 20 °C e 22 °C, podendo chegar a 32 °C ou 34 °C à tarde. O calor intenso deve ser seguido por pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento. Na quarta-feira (24), a entrada da massa polar tende a derrubar os termômetros, com mínima entre 18 °C e 20 °C e máxima de 28 °C a 30 °C. A instabilidade ainda poderá provocar chuvas pontuais no início da manhã ou no fim da tarde, mas em menor intensidade.
Na quinta-feira (25), o clima deve se manter mais fresco, com mínimas em torno de 17 °C e máximas não passando de 28 °C. Há possibilidade de chuvas leves ou garoa durante a manhã, além da intensificação dos ventos de Sul. Apesar da distância do litoral, a cidade deve sentir os reflexos do tempo mais ameno e úmido, enquanto no litoral capixaba a agitação marítima tende a ser significativa.
De acordo com dados climatológicos, setembro costuma registrar em média 28 milímetros de chuva em Barra de São Francisco. Até esta terça-feira (23), o volume já havia superado a média histórica, o que reforça a previsão de precipitações acima do esperado para este período. A tendência é de uma primavera que começa sob condições típicas de transição: calor, instabilidade e queda de temperatura com a chegada de massas de ar frio.

Bairro Irmãos Fernandes – Barra de São Francisco ( Tiago Quirino)










