Duas pessoas se queimaram gravemente em um acidente com uma churrasqueira em Aracruz, no Norte do Espírito Santo no domingo (18). A informação é de Isaac Ribeiro, da TV Gazeta.
Uma das vítimas, de 40 anos, ficou com 82% do corpo queimado.
As marcas de carvão causadas pelo acidente ainda estavam na calçada na tarde desta segunda-feira (19).
A vítima que teve grande parte do corpo queimada é Eduardo Rodrigues, 40 anos, dono de uma distribuidora de bebidas onde o churrasco estava sendo realizado.
Os familiares de Eduardo contaram que ele e um funcionário que trabalhava na distribuidora de bebidas durante todo o verão e o Carnaval, na Barra do Sahy, estavam arrumando as coisas para voltarem a sede de Aracruz quando decidiram fazer um churrasco para almoçar quando o acidente aconteceu.
Restos de carvão ainda estavam no local onde aconteceu o acidente com a churrasqueira em Aracruz, no Norte do Espírito Santo
A Núbia Matos estava trabalhando perto do local do acidente e viu o que aconteceu.
“A princípio, a gente achou que era uma briga. Aí eu atravessei e fui do outro lado para ver. A gente viu uma labareda de fogo. A menina saiu daqui para dar uma olhada, chegou lá e eram duas pessoas pegando fogo. Uma foi bem grave, que foi o Eduardo”, contou a comerciante.
As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eduardo foi levado para o Hospital Dr. Jaymes Santos Neves, na Serra, na Grande Vitória.
A página da distribuidora do comerciante colocou nas redes sociais que: “o homem está internado na entubado na UTI e em uso de sedação e drogas vasoativas. O quadro é classificado pelos médicos como gravíssimo. A família pede orações a todos”.
A outra vítima foi identificada como Luís, mas a TV Gazeta não conseguiu ter acesso ao estado de saúde.
Vítimas tiveram queimaduras e foram socorridas pelo Samu
A Prefeitura de Aracruz informou que um dos feridos chegou a ser encaminhado para o Pronto Atendimento da Barra do Riacho e depois foi transferido para a Grande Vitória.
Os bombeiros orientaram sobre os cuidados na hora de usar a churrasqueira.
“Precisamos ter muito cuidado com o álcool. Porque o álcool, como ele é um líquido inflamável muito volátil, ele libera muitos vapores combustíveis rápidos. Então há um risco praticamente de uma explosão. Se a gente chega com uma chama próximo a um local que a gente derramou álcool. Então precisamos ter muito cuidado. De preferência, utilizar por exemplo acendedores elétricos, ou acendedores próprios. Existem acendedores sólidos, existe álcool que é próprio para a churrasqueira, ou seja, não libera tanto vapor combustível como os de álcool comum que a gente encontra aí em supermercados”, explicou a Capitão Carla Andreza do Corpo de Bombeiros.
Pessoas que estavam perto do local do acidente correram para ajudar as vítimas