Editoria:
IBGE
O programa de pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), divulgou edital oferecendo no mínimo dez bolsas de pós-doutorado. A chamada está relacionada ao projeto “Diálogos sobre a realidade brasileira”, no âmbito da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o IBGE: “Brasil na terceira década do século XXI: a disseminação dos resultados do 13° Censo Demográfico do país”. Os interessados devem enviar suas inscrições para o e-mail secretaria.cpgence@ibge.gov.br até 22 de outubro. Informações adicionais estão disponíveis no site do programa de pós-doutorado da ENCE.
O projeto “Diálogos sobre a realidade brasileira” busca o desenvolvimento de pesquisas e a difusão de conhecimento da produção da ENCE e do IBGE no âmbito da realidade social, demográfica e econômica do país, e de temáticas inovadoras no campo do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED).
Os candidatos devem ser doutores, preferencialmente, titulados há no máximo 5 anos, a contar da data da implementação da bolsa, com formação e experiência de pesquisa nas temáticas de interesse de submissão. A proposição de projetos de pesquisa pode ser apoiada ou não, a critério do candidato, por bolsa. O número de bolsas será distribuído e anunciado nas chamadas previstas ao longo de 2024 e anos subsequentes. O valor da bolsa mensal será de R$ 5.400,00. Já o prazo de execução dos projetos de pesquisa é de seis a 12 meses, podendo ser renovado por até 12 meses, caso seja do interesse do pesquisador e da ENCE.
Nesta chamada serão priorizadas as seguintes áreas temáticas: uso de big data e ciência de dados na produção de estatísticas; novas metodologias e tecnologias de levantamentos censitários; metodologias de integração de censos demográficos, cadastros públicos, registro civil e outras fontes de dados; aplicações de inteligência artificial na produção de estatísticas e produtos geocientíficos; inteligência artificial generativa na disseminação de dados, estatísticas e produtos geocientíficos; cenários futuros e projeções demográficas; projeções de força de trabalho e de ocupações; mudanças climáticas, território e dinâmica populacional; características básicas da dinâmica populacional e dos domicílios; diagnósticos sobre população, biomas e sustentabilidade; panorama educacional brasileiro; mercado de trabalho, renda e pobreza; e desigualdade de gênero, étnico-racial, socioespaciais.