― Advertisement ―

spot_img

Carros Seminovos: Veja as Melhores Dicas para Fazer uma Boa Compra

Para garantir que você faça um bom negócio, é fundamental estar bem informado e tomar alguns cuidados.  Confira neste artigo as melhores dicas para fazer...

Saber diferenciar exatas, humanas, biológicas e artes pode facilitar escolha

Jovens podem encontrar na pesquisa sobre as grandes áreas do conhecimento um atalho seguro para a decisão sobre a carreira.

Quando chega o momento de escolher qual caminho profissional seguir, muitos jovens podem não ter a clareza necessária para tomar a melhor decisão. Alguns concluem o Ensino Médio com apenas 17 anos, e nem sempre estão prontos para definir o que fazer no futuro. As possibilidades são muitas, vão da graduação em enfermagem e os demais cursos de saúde às faculdades da área de Humanas, passando pelas Ciências Exatas e as Artes.

Pesquisa realizada pela Cmov com mais de 2 mil jovens em todo o Brasil confirma o cenário de indecisão entre os estudantes: 82% dizem não saber ou ter dúvidas do que fazer profissionalmente. Muitos recorrem à orientação vocacional, e até a modalidade de teste vocacional online, para ajudar na escolha.  

Uma alternativa para a escolha do curso ideal é explorar as profissões a partir das grandes áreas do conhecimento: Exatas, Humanas, Biológicas e Artes. Assim, o jovem pode fazer a escolha de acordo com aquela que considera mais compatível com seus gostos pessoais e habilidades.   Ciências Humanas investigam aspectos da experiência em sociedade

As Ciências Humanas se referem às áreas do conhecimento que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo. Por isso, também recebem o nome de Humanidades. 

A cientista política e professora da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, Danielle Allen, destacou em entrevista à imprensa que sem os conhecimentos das Ciências Humanas, não é possível entender a sociedade. A área representa um campo do conhecimento que busca investigar e analisar aspectos relacionados à experiência humana, incluindo comportamento, pensamento, cultura, linguagem, história, economia, política e relações sociais.

Entre as principais carreiras relacionadas à área das ciências estão: Ciências Políticas, Ciências Sociais, Cinema, Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda), Direito (podendo escolher subáreas como o Direito Administrativo ou Penal), Economia, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais e Serviço Social.

Artes apresentam novas culturas e desenvolvem o senso crítico

Apesar de as Artes, muitas vezes, estarem vinculadas às Ciências Humanas, elas podem ser referenciadas como uma área de conhecimento à parte, centrada em linguagens próprias, como as artes visuais, a dança, a música e o teatro. 

Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) e responsável por definir as aprendizagens essenciais ainda na educação básica, o estudo de Artes proporciona aos estudantes o aprendizado sobre outras culturas e o desenvolvimento do senso crítico, em que o aluno é protagonista e também criador de linguagens artísticas. 

Quanto aos cursos de graduação relacionados às artes, podemos destacar: Dança, Teatro, Música, Artes Cênicas, Moda, Design, Artes Visuais, entre outros. 

Ciências Exatas propõem solução de problemas e teste de hipóteses

A área das Ciências Exatas tem como foco a utilização da matemática e do raciocínio lógico para a solução de problemas e o teste de hipóteses. Para os jovens que sonham em lidar com números ou trabalhar com tecnologia, esta pode ser uma ótima escolha. Os instrumentos de estudo incluem, entre outros, os cálculos e as medições. 

Em seu livro “O Universo numa Casca de Noz”, o renomado físico Stephen Hawking, explica que os campos da matemática, física, química e também a astronomia se baseiam em modelos e experimentos que buscam investigar processos que variam desde o microscópico até o cosmológico. 

Segundo ele, a precisão e a objetividade são características fundamentais das Ciências Exatas, permitindo previsões confiáveis para o entendimento de fenômenos e princípios que regem o funcionamento do universo

Os principais cursos que estão relacionados à área são: Engenharias, Matemática, Física, Química, Arquitetura, Ciência da Computação, Astronomia, Desenho Industrial, Design de Games e Sistemas de Informação.

Ciências Biológicas abrangem estudos sobre organismos vivos

O MEC define a área das Ciências Biológicas, por vezes também referenciada como Ciências Naturais, como uma área de conhecimento que abrange uma variedade de disciplinas relacionadas ao estudo da vida e dos organismos vivos. 

E vai ainda mais além, ao destacar que os conceitos e procedimentos da área contribuem para a ampliação das explicações sobre os fenômenos da natureza, o entendimento e o questionamento dos diferentes modos de nela intervir e a compreensão das mais variadas formas de utilizar os recursos naturais.

Por se tratar de um campo bastante dinâmico, pela descoberta de novos conhecimentos e tecnologias, as Ciências Biológicas estão em constante evolução. As principais carreiras contempladas pela área são: Zoologia, Medicina, Enfermagem, Bioquímica, Genética, Biologia molecular, Biomedicina, Veterinária, Gestão Ambiental, Fisiologia, Fisioterapia, Educação física e Farmácia.