spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Influenciador Henrique Maderite é achado morto

O influenciador digital Henrique Maderite, de 50 anos, foi encontrado morto em um haras no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais,...

Defesa Civil Nacional aponta comunidades como importantes aliadas no enfrentamento a desastres

Comunidades bem-preparadas podem fazer a diferença na gestão de riscos e desastres naturais. Durante o 21º Bate-Papo com a Defesa Civil, realizado nesta quinta-feira (25), especialistas discutiram o papel vital dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), grupos formais compostos por moradores de áreas de vulnerabilidade, que atuam de maneira suplementar ao governo para prevenir e minimizar riscos e desastres.

O debate foi mediado pela coordenadora de Fortalecimento da Defesa Civil Nacional, Loiane Souza, e contou com as participações da pesquisadora e especialista em Nupdec, Rejane Lucena; do mestre em Defesa e Segurança Civil da Defesa Civil de Niterói (RJ), Felipe Reis; e da coordenadora do Núcleo de Defesa Civil Vale do Cuiabá e Adjacentes, Cristina Oliveira.

Durante o encontro, Rejane falou sobre o processo histórico, o conceito, a formação e o porquê da criação de um núcleo na comunidade. “Os Nupdecs representam o elo entre as comunidades e o sistema de proteção e defesa civil. Eles surgiram para desenvolver um processo de engajamento e construção, com a comunidade, de ações de prevenção e proteção, fortalecendo a capacidade das pessoas de enfrentar riscos e desastres no cotidiano”, afirmou. Segundo ela, os núcleos foram regulamentados em 2005, com a publicação do decreto nº. 5.376. “Esse dispositivo trouxe as diretrizes formais para fomentar a criação dos Nupdecs”, informou.

Já Felipe Reis destacou as características que diferenciam os Nupdecs das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec). De acordo com ele, a confusão entre os dois é um erro comum entre as pessoas que atuam na pauta. “A atividade do voluntário, segundo a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, precisa ser suplementar ao das Comdecs. Apesar disso, eles andam de mãos dadas e essa atividade é valiosa. As cidades que contam com os núcleos estão mais bem preparadas para receber o impacto de um evento adverso e retornar à normalidade, tornando-a muito mais resiliente”, defendeu.

Cristina Oliveira enriqueceu o debate trazendo a experiência à frente do Núcleo de Defesa Civil Vale do Cuiabá e Adjacentes. O grupo surgiu em 2012, é formado por 14 mulheres e recebeu um prêmio da Defesa Civil Nacional pela promoção da campanha Aprender para Prevenir. “Enquanto comunidade, precisamos entender e fazer o nosso papel, mas é preciso aprender todos os dias. Então, por meio do Nupdec, promovemos diversas formações para capacitar e sensibilizar os moradores. Quando compreendemos que ‘a defesa civil somos todos nós’, também compreendemos a importância desse trabalho”, explicou.

Capacitação

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos gratuitos<\/a> e a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Uma delas é a Formação e Gestão de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), composta por três módulos, com carga horária de 30h.

<\/a><\/a><\/a><\/a>

Foto: Divulgação/MIDRFoto: Divulgação/MIDR

spot_img
spot_img
spot_img