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Corredor ferroviário mobiliza prefeitos capixabas e mineiros

A dimensão do Corredor Ferroviário Centro-Leste, cujo traçado começa no Espírito Santo e se estende até Goiás, mobilizou prefeitos do Norte e Noroeste do Estado e de Minas Gerais para a audiência pública realizada no Palácio Anchieta nesta semana.

Acompanhados de secretários e técnicos, os gestores municipais buscaram informações para estabelecer parâmetros para a construção da infraestrutura apropriada ao impacto do projeto na economia de seus municípios, a partir da exposição do presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva.

A maioria dos chefes de Executivo estava acompanhada por presidentes de Câmaras e alguns até com mais vereadores, haja vista que o empreendimento vai requerer adequações das legislações municipais.

De Barra de São Francisco, por exemplo, estavam 10 dos 13 vereadores: Emerson Lima (presidente), Alemão Vitorino, Borrinha Nery, Elson Alves, Rubens Delazari (líder do prefeito), Juvenal Calixto, Mulinha, Pedrinho Godoy, Carlim da Dengue e Leandro Ais (vice da Mesa Diretora).

Com o início das obras previsto para meados de 2026, o Corredor Ferroviário Centro-Leste vai operar em 11 portos secos com unidades de transbordo e armazenamento de carga, no modelo porta a porta, promovendo a integração rodoferroviária.

Para o primeiro ano de funcionamento, tem uma média estimada de 28 milhões de toneladas e carga, ampliando a geração de emprego, e, em consequência, a necessidade de melhorar a qualificação da mão-de-obra em vários setores.

REDENÇÃO ECONÔMICA 

O projeto, apontado pelo prefeito e Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, que lidera a mobilização desenvolvimentista, como a “redenção econômica da região”, afeta a ocupação territorial urbana e rural, necessitando de ações para regularizar ocupação de áreas de responsabilidade do poder público.

Um dos destaques, como ressaltou o presidente da Petrocity, fica com a conservação do meio ambiente, setor sensível às administrações públicas.

José Roberto Barbosa, CEO da Petrocity (Foto: César Inácio Nunes/TNL)

“Para vocês terem uma ideia, qualquer curso d’água hoje já está georreferenciado pela Petrocity, coisa que não existia. Hoje, de São Mateus a Mara Rosa, todo e qualquer curso da água está georreferenciado pela Petrocity; sessões transversais, prontas, com a vantagem das pistas de volume de terraplanagem, levantamentos de jazidas, todas georreferenciadas e já sendo trabalhadas para serem utilizadas, e as projeções operacionais de cargas, inclusive o material rodante e equipamentos, pessoal, tudo pronto”, disse Jose Roberto.

Acrescentou, ainda sobre a preservação ambiental, assentamentos, terras indígenas e áreas quilombolas: “Em momento algum, passamos distante. Tivemos o cuidado de definir o traçado, refinar, para que não haja nenhum tipo de interferência. Aqui estão são os estudos. Esses são estudos que nós não deveríamos fazer, porque nós temos o Ibama, mas fizemos”.

Já o prefeito de São Mateus, Marcus Batista, um dos apoiadores do projeto e gestor do município onde será construído um porto, por onde as mercadorias serão escoadas, mas que se desenvolve de forma independente da Petrocity, disse: “Nós conseguimos uma lei complementar proposta da Câmara de Vereadores sobre a ocupação daquela região, já transformando a área de urbana para rural”.

Para ele, é preciso “absorver cada vez mais investimento, nesse nível, sendo necessário capacitar nossa mão de obra, que vai chegar o tempo, foi falado, até 2031, está querendo estar em operação total ferrovia, porto, tudo, então nós estamos lá, melhorando São Mateus para desenvolver cada vez mais, absorver, preparando a cidade”.

Paulo Baraona, da Findes: apoio a Ferrovias Autorizadas (Foto: César Inácio Nunes)

Em meio a lideranças políticas e empresariais, inclusive o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, participaram da audiência, entre outros, os prefeitos de Ataléia, Minas Gerais, Gilson Melo; Aracruz, Dr. Coutinho; Jaguaré, Marcos Guerra; Mantenópolis, Lúcio Marques; Ecoporanga, José Luis Mendes; Vila Valério, Davi Ramos;,e de São Mateus, Marcus Batista. O prefeito de Teófilo Otoni Marinho, mandou representante.

O prefeito Enivaldo dos Anjos, um dos condutores da audiência pública, além do pronunciamento no início do evento, participou da mesa de moderadores, para responder às perguntas, juntamente com o presidente da Petrocity e o senador Zequinha Marinho, presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, apoiador do projeto.

O senador acredita que o projeto da ferrovia “precisa ser priorizado, não só pela questão da logística de transportar mais barato, para tornar o país mais competitivo ou até regiões mais competitivas dentro do próprio país, mas também por essa questão ambiental que hoje domina o discurso e o pensamento da sociedade, não só do Brasil”. (Da Redação com a colaboração de Roberto Junquilho)

Capa: Enivaldo, ao lado de Marcus Batista e do senador Zequinha Marinho.  Foto: César Inácio Nunes/TNL

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