― Advertisement ―

spot_img

Cuidados essenciais para preservar a saúde da coluna

Nos dias atuais, os problemas de coluna acabam afetando uma grande parcela da população. E a parte ruim desse problema é que ele não...

Como implementar a sustentabilidade na indústria?

Se a sustentabilidade na indústria ainda não é uma pauta na sua empresa, saiba que ela pode ficar para trás no mercado. Isso porque boa parte das companhias do país já executa ações na área, conquistando resultados positivos com as mudanças.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em novembro de 2023, destacou que 80% das indústrias brasileiras possuem alguma prática sustentável nas suas operações. Entre as principais iniciativas implementadas, destacam-se:

  • ações para reduzir a geração de resíduos sólidos (89%);
  • ações para diminuir o consumo de energia (86%);
  • ações para evitar o desperdício de água (83%).

Essas e outras iniciativas são inspiradas pela popularização dos critérios de ESG — sigla em inglês para Environmental, Social e Governance, traduzido como ambiental, social e governança. 

Ou seja, além do meio ambiente, as empresas também estão atentas aos impactos de suas operações na sociedade em geral e nas práticas internas, implementando processos que refletem positivamente em cada aspecto.

Quer fazer essa mudança na sua empresa? Continue a leitura do artigo e aprenda dicas para implementar a sustentabilidade e como conscientizar e engajar a equipe nessas práticas.

Boa leitura!

5 ideias de ações para sustentabilidade na indústria

As ideias de sustentabilidade na indústria abaixo servem de ponto de partida para que você e sua equipe comecem a planejar ações efetivas para o seu ambiente de trabalho, maximizando o potencial dos resultados com as mudanças.

Confira em quais áreas do processo produtivo é possível operar, priorizando escolhas sustentáveis.

1. Abasteça a empresa com energia limpa e renovável

As indústrias são as grandes consumidoras de energia do país. Porém, as empresas do setor têm a oportunidade de abastecer sua infraestrutura com energia limpa e renovável por meio do Mercado Livre de Energia.

Neste mercado, além de poder selecionar apenas fornecedores que geram energia a partir de fontes, como energia solar, eólica, biomassa e outras, os custos da compra são reduzidos, já que é possível negociar livremente os termos dos contratos.

A economia pode chegar até 35%. Então, se a sua empresa é abastecida pelo sistema tradicional, planeje a mudança de mercado para ter mais eficiência energética e sustentabilidade na indústria. 

2. Adote os princípios do ESG

Os princípios ESG são uma pauta atual e forte do mercado empresarial, que está contribuindo para ampliar a conversa sobre a importância da sustentabilidade na indústria e nos demais setores. 

A sigla se refere aos termos em inglês Environmental, Social e Governance, que significa Ambiental, Social e Governança, em português. 

O objetivo é que as empresas criem ações de melhoria em cada uma dessas frentes, buscando um crescimento sustentável tanto nos aspectos ambientais quanto nas relações humanas.

A prática permite o entendimento completo do que significa a sustentabilidade e incentiva as empresas a avaliarem suas práticas e condutas de forma clara. No vídeo abaixo, você pode conhecer mais sobre o conceito de ESG e seus benefícios para as indústrias:

O que é ESG e quais seus benefícios para as indústrias

https://youtu.be/yQBjcuWFmxs?si=uULApOcKn5hbUDKH 

3. Crie programas de responsabilidade social

A responsabilidade social é outro aspecto fundamental da sustentabilidade na indústria, pois com o apoio da comunidade local, as empresas podem potencializar suas ações internas, ajudando na educação ambiental e no desenvolvimento das pessoas.

Crie programas internos para promover capacitação profissional, apoie projetos por meio de voluntariado ou organize eventos em prol de projetos da cidade, dando visibilidade para a importância da cooperação no desenvolvimento da sociedade.

O trabalho de conscientização ainda valoriza a posição das empresas que oferecem seus recursos e infraestrutura para minimizar seu impacto.

4. Tenha processos de gestão da manutenção adequados

A eficiência dos processos internos contribui para a sustentabilidade na indústria, principalmente a gestão da manutenção que cuida dos principais ativos que mantêm as operações em andamento.

Por isso, revise os procedimentos adotados na sua cadeia de suprimentos para assegurar a eficiência de todos os equipamentos envolvidos, prolongando sua vida útil, reduzindo as trocas precoces e a perda de grandes maquinários.

Analise o rendimento e o consumo de energia de cada item para avaliar a possibilidade de uma atualização, mas também faça a manutenção adequada para evitar falhas inesperadas que geram perdas na produção e o aumento da geração de resíduos.

5. Priorize equipamentos mais eficientes

Se a manutenção é importante para evitar desperdícios, a eficiência energética dos equipamentos é igualmente fundamental como medida de sustentabilidade na indústria

A automação industrial é uma das medidas que, quando associada a troca de maquinários obsoletos por outros mais eficientes, contribui para melhorar os resultados da produção, a produtividade da equipe e o consumo energético.

Assim, todos os insumos podem ser melhor aproveitados dentro do processo produtivo, rendendo mais, sem aumentar os gastos. 

Dicas para engajar a equipe nas práticas sustentáveis na indústria

Agora que você tem ideias que podem ajudar sua empresa a adotar a sustentabilidade na indústria como um valor organizacional, é fundamental ter uma estratégia para envolver a equipe nessas boas práticas.

Reunimos algumas dicas para ajudá-lo a fazer a integração das iniciativas sustentáveis com as pessoas responsáveis por colocá-las em ação:

  • Esclareça a equipe sobre consumo consciente: o tema é aplicável tanto na vida pessoal quanto na rotina empresarial, e vai esclarecer para os colaboradores as razões para a empresa adotar esse princípio e como ele será colocado em prática no trabalho.
  • Explique os impactos da cadeia produtiva: a equipe precisa entender como as atividades que desempenham afetam o meio ambiente.
  • Treine a equipe para executar novos processos: os colaboradores só vão se engajar nas iniciativas de sustentabilidade na indústria se souberem executar com segurança os novos processos. Então, invista em treinamentos para as equipes de cada setor.

Gostou das ideias e dicas de sustentabilidade na indústria? Os impactos das atividades econômicas no meio ambiente, no bem-estar das pessoas e na saúde dos profissionais são aspectos que exigem melhorias profundas e urgentes.

Então, analise seus processos industriais e crie um planejamento para implementar as melhorias necessárias progressivamente, fortalecendo os novos valores perante seus colaboradores e toda sociedade. Bom trabalho!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.