Os candidatos a prefeito de Vila Pavão, Uelikson Bonne (Bolinha), e Irineu Wutke, tiveram suas candidaturas impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral.
Bolinha, devido a um processo de 2010, e Irineu Wutke, um processo de 2017.
Em relação ao atual prefeito, Bolinha, o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma ação de impugnação alegando que ele está com os direitos suspensos por oito anos por sentença condenatória confirmada por decisão colegiada do Tribunal de Justiça do Espírito Santo em 2021, quando já estava no atual mandato de prefeito.
Na ação contra Bolinha, então vereador e secretário de Agricultura, ele e o então prefeito em 2010, Ivan Lauer, são acusados de terem usado equipamentos da Prefeitura para obras em um loteamento privado.
Já o ex-prefeito, Irineu Wutke, teve a candidatura impugnada por ter tido suas contas reprovadas pela Câmara de Vereadores mesmo depois de terem sido aprovadas, com ressalvas, pelo Tribunal de Contas.
Procurados pela Rede Notícia, os dois candidatos a prefeito de Vila Pavão afirmaram que irão contestar as ações que culminaram com as impugnações das duas candidaturas.