spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Influenciador Henrique Maderite é achado morto

O influenciador digital Henrique Maderite, de 50 anos, foi encontrado morto em um haras no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais,...

Busca Ativa Escolar define ações intersetoriais entre Educação, Saúde e Assistência Social

 

As secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Saúde, se reuniram na última segunda-feira (26) no auditório da Seme, para alinhar estratégias e ações da rede de proteção à criança e ao adolescente, a fim de otimizar o retorno dos estudantes que já são casos monitorados dentro da plataforma Busca Ativa Escolar.

Estiveram presentes parte dos integrantes do Comitê Gestor da Busca Ativa Escolar a secretária Municipal de Educação e técnicos da Seme, a secretária e a subsecretária de Assistência Social, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, além de representantes do Conselho Tutelar.

Segundo a coordenadora Operacional da Estratégia Busca Ativa Escolar, que é uma técnica pedagógica da Seme, durante o encontro, ficou instituído um cronograma de reuniões bimestrais do Comitê Gestor, com início previsto para o mês de abril, que tem como finalidade direcionar e monitorar as ações desenvolvidas. “A ideia é que possamos integrar o calendário da SEME ao do CRAS, que já realiza visitas às comunidades, facilitando a logística do Dia D da Busca Ativa Escolar”, explicou.

A intenção do Comitê é viabilizar a ampliação da participação das secretarias no Dia D da Busca Ativa Escolar, que ocorre todas as quintas-feiras de cada mês. Neste dia, a Seme disponibiliza um carro para transportar as equipes de campo nas visitas às famílias.
O Comitê Gestor da Busca Ativa Escolar foi instituído pelo decreto nº 16.860, de 01 de setembro de 2021. O Dia D da Busca Ativa Escolar foi criado em abril de 2022.

Estratégia Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com a União de Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, como estratégia para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos.

spot_img
spot_img
spot_img