A Biblioteca Municipal de Barra de São Francisco, que fica anexo a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), recebeu na manhã desta segunda-feira (29), a primeira visita literária desde a reinauguração, em fevereiro deste ano. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-BSF) vieram à Biblioteca para um momento de literatura e imersão nas obras de Monteiro Lobato.
A diretora da Apae de B. São Francisco, Andrea Anacleto Barbosa, explicou que o intuito da visita é variar a rotina de sala de aula com novos ambientes, proporcionando melhores ambientações do universo literário. “É tudo novo para eles, mas os alunos gostam de manusear o livro, alguns conseguem ler, então é mais para eles saírem da rotina mesmo. Queremos também, quebrar os pré-conceitos de que os alunos da Apae vivem só no mundo isolado deles. Ao visitar a Biblioteca, escolas, parques, etc., eles se sentem acolhidos e interagem entre si e com outras pessoas. Muito obrigado as meninas da Biblioteca pela recepção amorosa e a atual gestão por abrir as portas da Biblioteca para nós”, agradeceu Andrea Barbosa.
Neste mês de Abril é trabalhado o projeto literário com base nas obras de Monteiro Lobato, e a visita a Biblioteca Municipal foi a forma diversificada para aplicar a dinâmica literária com os alunos da Apae, é o que conta a professora Ida Carolina Saar. “Na verdade eles precisam desse manuseio para ambientá-los ao mundo da leitura, porque muitos deles não leem, mas quando veem um livro, eles conseguem fazer um leitura pela imagem que tem no livro, e pra eles isso é muito gratificante, muito bom e vai ficar na memória deles”, disse a professora.
A subsecretária Municipal de Cultura e Turismo, Luciana Teixeira, recebeu os estudantes da Apae de braços abertos e disse que a Biblioteca está a disposição de toda comunidade de Barra de São Francisco “Como subsecretária representando o secretário Walber, que está em cumprimento de agenda externa, é um privilégio receber os estudantes da Apae como nossa primeira visita à biblioteca! Ela foi resgatada tem quatro meses, esse acervo estava localizado no antigo Colégio Comercial. Já tem um tempo que a sociedade solicitava a volta da Biblioteca, aí tivemos a oportunidade e conseguimos resgatar e trazer aqui para a Sede. Quero enfatizar aqui, que a Biblioteca está à disposição de toda a comunidade de Barra de São Francisco e outras regiões, é sempre um prazer vê-los aqui”, destacou Luciana.
A Biblioteca Municipal fica aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 08h às 11h, e também das 13h às 17h, na sede da (Secultur), localizada na Avenida Dona Minelvina Garcia Lima, bairro Vila Goncalves. Os livros ainda não estão liberados para retirada, mas a Biblioteca está toda equipada e climatizada para o momento de leitura e pesquisa no local, com obras de vários escritores. Além de Monteiro Lobato, tem Carlos Drumond de Andrade, Maurício de Souza, Ziraldo, Machado de Assis, Clarice Lispector, entre outros.
Ver essa foto no Instagram