― Advertisement ―

spot_img

Ifes de Barra de São Francisco terá três novos cursos a partir de 2025

O Ifes Campus Barra de São Francisco acaba de aprovar três novos cursos técnicos que representam uma grande conquista para a comunidade local e...

Bateria de celular explode enquanto carregava em tomada na casa de família no Espírito Santo

A bateria de um celular explodiu enquanto o aparelho carregava na tomada na casa de uma família em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, na manhã de quarta-feira (31). Em um vídeo  possível ver a fumaça saindo do celular e a mancha preta que ele deixou no chão após explodir. A informação é de Viviane Lopes, g1 ES.

De acordo com o educador físico e dono do aparelho, com Renan Garcia, ele colocou o celular para carregar de manhã cedo antes de ir trabalhar e depois saiu de casa.

No vídeo, a esposa de Renan, Mayra Manzano, fala:

“Renan do céu, que perigo, olha isso! O que que é isso?”

Celular explodiu enquanto carregava na tomada na casa de família em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo — Foto: Reprodução/Redes sociais

Celular explodiu enquanto carregava na tomada na casa de família em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo — Foto: Reprodução/Redes sociais

Pouco tempo depois, a esposa, que estava em casa com os dois filhos pequenos, só ouviu um estrondo e quando foi até a sala onde o celular carregava, encontrou o aparelho saindo fumaça.

“Meu filho tinha usado um dia antes e estava com pouca bateria e eu coloquei o aparelho para carregar. Minha esposa estava em casa deitada com meus dois filhos e ela me mandou mensagem, me ligou e mostrou o vídeo, falando que tomou o maior susto e quando levantou pra ver o celular tava pegando fogo no chão da sala”, contou Renan.

O educador físico explicou ainda que o aparelho tinha aproximadamente 4 anos de uso. Já foi usado pela mãe dele e atualmente era utilizado pelo filho de seis anos.

“Minha mãe comprou um novo e eu peguei para o meu filho usar. Quase nem deixo ele ficar muito agarrado com o celular na mão, não dava pra deixar ele usando meu celular do trabalho. Mas foi um susto porque poderia estar na mão dele, ou carregando em cima do sofá, da mesa”, explicou.

Família estava dormindo quando ouviu um barulho vindo da sala e verificaram que era a bateria do celular que tinha explodido — Foto: Reprodução/Redes sociais

Família estava dormindo quando ouviu um barulho vindo da sala e verificaram que era a bateria do celular que tinha explodido — Foto: Reprodução/Redes sociais

Renan relatou ainda que o celular estava funcionando normalmente, sem esquentar muito, e que sempre tomava cuidado para não deixar o aparelho carregando na tomada por várias horas seguidas.

Além disso, segundo o educador, o celular comprado em uma loja de eletrodomésticos da cidade e tem nota fiscal.

O celular era da marca Samsung, e a família disse que não vai procurar a empresa, e que vai apenas comprar um novo aparelho.

O g1 entrou em contato com a Samsung para saber qual suporte é dado para os clientes quando situações como essa ocorrem, e o que o cliente deve fazer, mas não recebeu nenhum retorno até a última atualização desta reportagem.

Um caso parecido com o do Renan aconteceu no final do ano passado, em Águia branca, no Noroeste do Espírito Santo. Um celular pegou fogo dentro do bolso da calça de um homem.

Tiago Effgen, de 36 anos, contou que estava conversando com um amigo quando ele sentiu que a bateria do aparelho estava derretida. Ele teve queimaduras na coxa.

Após derreter, o material plástico da bateria derreteu o tecido e grudou em sua pele, causando os ferimentos.

“Eu estava conversando com meu amigo e ele me avisou que estava saindo fumaça de mim. Eu fiquei tentando tirar o telefone do bolso, mas estava grudado na calça e minha perna já estava muito queimada. Eu não sabia o que fazer, então tirei a calça para evitar mais queimaduras, mas o celular ainda ficou queimando por um tempo”, explicou Tiago.

Fotos da queimadura da perna da vítima após explosão do celular em seu bolso — Foto: Tiago Effgen

Fotos da queimadura da perna da vítima após explosão do celular em seu bolso — Foto: Tiago Effgen

Parte da capinha de proteção do aparelho também derreteu com a alta temperatura. No vídeo, quando um amigo de Tiago pega o celular na mão, é possível ver fumaça saindo dele.

Segundo o especialista em tecnologia, Gilberto Sudré, além de alguns sinais que precisam ser notados em relação ao funcionamento do aparelho, a explosão da baterias também pode estar relacionada a celulares ou carregadores falsificados.

“Pode ser sim uma questão relacionada a Celulares e carregadores falsos ou piratas. No caso dos carregadores falsos usados em celulares oficiais eles podem danificar a bateria e com isto provocar a redução na vida útil do acessório e em casos críticos, sua explosão. No caso dos celulares piratas a questão é a baixa qualidade dos componentes, incluindo a bateria, o que poderia causar a explosão”, explicou o especialista.

Celular explode no bolso da calça — Foto: Tiago Effgen

Celular explode no bolso da calça — Foto: Tiago Effgen

Para verificar se o aparelho comprado é legal, é importante sempre ter a nota fiscal. Também é possível realizar uma consulta a partir do IMEI.

É só acessar a parte do teclado do telefone e digitar *#06# e anote o numero que aparecerá). O IMEI tem 15 dígitos. Caso o aparelho tenha espaço para dois chips irão aparecer dois números (dois IMEIs).

Com o IMEI, é só acessar o site da Anatel do celular legal e usar a opção “Verificar situação” para saber se o celular é homologado ou não para uso aqui no Brasil.

spot_img