Bandas de congo, jongos, bois pintadinhos, blocos tradicionais de rua, folia de reis, com suas diversidades culturais e sonoras, vão transformar a Barra do Jucu, em Vila Velha, na Capital Capixaba do Folclore no próximo dia 18 de agosto. A comunidade será sede do “IV Encontro do Folclore, Saberes Populares – Caminhos do Amanhã”, reunindo 16 grupos tradicionais da cultura popular capixaba em um dia de atividades e apresentações. O evento integra o calendário de comemorações do Dia Nacional do Folclore, celebrado oficialmente no dia 22 de agosto.
O encontro reunirá as Bandas de Congo de Bicanga (de Serra); Panela de Barro e Amores da Lua (de Vitória); Mestre Tagibe e Taquaruçu (de Cariacica); Raízes da Barra, Tambor Jacaranema original e mirim e Mestre Alcides (da Barra do Jucu – Vila Velha); Tupinikim (de Aracruz); e Regência (de Linhares); o grupo de Folia de Reis (de Mimoso do Sul); os Bois Chapado e Xodó (de Muqui); o Grupo Folclórico Jaraguá, (de Anchieta); além dos blocos da Vaquinha, Mulinha, e Mascarados, com Bonecos Gigantes Barrenses, acompanhados da Batucada do Bloco Surpresa, tradicionais no carnaval de rua da Barra do Jucu (Vila Velha).
Cerca de 500 ‘brincantes’ estarão presentes, em um dia repleto de atividades, vivências e troca de saberes. O IV Encontro do Folclore será marcado por apresentações e intercâmbio de experiências entre os grupos, com um momento de conversa entre os seus integrantes, mediado pelo Museu Vivo e a Comissão Espírito-Santense de Folclore.
O dia será finalizado com os grupos convidados percorrendo o “Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu”, em um espetacular cortejo aberto a toda a população capixaba, saindo da Praça Pedro Valadares, passando pela Praia do Barrão e seguindo até o “Kintal” do Bloco Surpresa.
Nesta quarta edição, o evento conta também com a parceria do Bloco Surpresa, da Associação de Moradores da Barra do Jucu (Amorabarra), da Unidade de Ensino Fundamental (UMEF) Tuffy Nader, da Prefeitura de Vila Velha e da Comissão Municipal de Eventos (Comune).
O encontro tem como objetivo reconhecer o valor e exaltar as especificidades de cada grupo convidado, dando maior visibilidade para as expressões e patrimônios culturais capixabas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e turístico/cultural das comunidades, municípios e do Estado.
A coordenadora do evento, Lena Côgo, destaca a troca de saberes sobre a diversidade artística do Espírito Santo, possibilitada pelo Encontro: “Será um momento importante para a cultura capixaba e para Vila Velha receber todos esses brincantes e possibilitar a troca entre os grupos, fomentando a vasta sabedoria popular capixaba”, afirmou.
O projeto “IV Encontro do Folclore – Saberes Populares, Caminhos do Amanhã” é realizado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, por meio dos recursos do edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Secretaria da Cultura (Secult).
Serviço:
IV Encontro do Folclore: Saberes Populares, Caminhos do Amanhã
Data: 18 de agosto (Domingo)
Horário: 10h30 às 18h00
Local: Barra do Jucu
AGENDA:
10h30 – Recepção dos grupos na Escola Tuffy Nader;
11h30 – Almoço comunitário na Escola Tuffy Nader;
13h30 – Troca de saberes e conversa entre os grupos, mediada pelo Museu Vivo e a Comissão Espírito-Santense de Folclore, na Escola Tuffy Nader;
15h00 – Cortejo dos grupos aberto ao público, dentre eles, turistas, visitantes e toda a comunidade, percorrendo o Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu (Praça Pedro Valadares, Praia do Barrão, Kintal doSurpresa).