Nesta sexta-feira (5), profissionais de Barra de São Francisco participaram da Capacitação Inicial para os Comitês de Gestão Colegiada (Escuta Especializada), promovida pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). O encontro aconteceu no auditório da OAB de Nova Venécia e reuniu representantes de diversos municípios da região Noroeste.
A atividade contou com palestra da promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais e com a participação da assistente social do MP, Josélia Fassina Santana. O objetivo foi orientar os municípios na implantação da Escuta Especializada, mecanismo previsto na Lei nº 13.431/2017, que estabelece garantias para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Segundo o MPES, a capacitação busca fortalecer a rede de proteção e garantir um atendimento mais humanizado, evitando a revitimização durante os procedimentos de apuração.
Representando Barra de São Francisco, participaram profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos, além de membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. ( Da Redação com SEMAS/BSF)













