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Prêmio SiteBarra Melhores do Ano 2024: uma noite inesquecível em Barra de São Francisco Neste sábado, 07 de dezembro de 2024, Barra de São Francisco...

Barra de São Francisco entra na briga para sediar fábrica de veículos

O município de Barra de São Francisco, na microrregião Noroeste do Espírito Santo, a 240 quilômetros de Vitória, entrou na briga para atrair a fábrica de veículos híbridos da Lecar, do capixaba Flávio Figueiredo Assis, que na última semana anunciou a intenção de instalar a unidade em Sooretama. A fábrica vai gerar 1.500 empregos diretos e 3 mil indiretos.

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB) autorizou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos a fazer contato com o empresário e convidá-lo a conhecer a cidade e participar de uma rodada de conversas, que incluiria representantes do Grupo Petrocity, a fim de mostrar-lhe as vantagens que teria em escolher sua cidade.

“Vamos ter o maior hub logístico do Sudeste e talvez um dos maiores do Brasil, com um porto seco alfandegado e uma ferrovia interligada não apenas com o futuro porto de São Mateus, mas com os maiores portos do País, por conexão com a Ferrovia Norte-Sul e com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa (GO) e até mesmo com a Vitória-Minas em Ipatinga”, disse Enivaldo.

O chefe do Executivo municipal disse também que, além dos incentivos oferecidos pelo Estado para empreendimentos na região, em Barra de São Francisco a empresa teria os incentivos fiscais da Sudene e do próprio município, que estaria disposto a ceder uma área de até 1 milhão de metros quadrados para a instalar da fábrica de automóveis.

De acordo com informações divulgadas pelo Grupo Petrocity, o traçado da malha ferroviária de mais de 2,1 mil quilômetros (com quatro ferrovias diferentes, todas com o contrato de autorização já assinado com o Governo Federal e com processo de licenciamento em andamento) deverá levar dutos de fibra ótica com tecnologia informacional e também gasoduto, “para fornecer energia para instalação de indústrias e permitir a criação de cidades inteligentes ao longo de seu curso”.

PROTÓTIPO

Conforme noticiado pelos grandes veículos de informação do Brasil na última semana, a futura montadora brasileira Lecar promete uma fábrica de carros híbridos flex desenvolvidos no País e com início de produção previsto para 2026. Na noite da quinta-feira (22), a empresa exibiu para a imprensa seu primeiro protótipo, marco inicial de um investimento projetado de R$ 870 milhões.

A montadora, criada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo de Assis, vai disputar um mercado tradicionalmente dominado por marcas globais e que, apesar de ter um público consumidor tido como amante de carros, nunca conseguiu ter uma marca nacional que se perpetuasse.

Depois de tentativas de empresas locais como Gurgel e Troller de se firmarem em um mercado disputado por Stellantis, Volkswagen, General Motors, Toyota e Hyundai, Assis tem investido do próprio bolso no projeto de produção de seu carro, o Lecar 459, que começou como um elétrico puro, mas foi recentemente revisto para uma plataforma de propulsão híbrida.

Oriundo do mercado de meios de pagamentos e sem atuação no setor automotivo, Assis vendeu sua empresa de cartões alimentação Le Card em 2022 e desde então tem reunido apoio para o projeto que chegou a ter até a catástrofe climática do Rio Grande do Sul como obstáculo no desenvolvimento do carro, que acabou sendo transferido de Caxias do Sul (RS) para a região do ABC, em São Paulo, em junho.

“O Brasil faz avião e não faz carro?”, comentou o empresário, durante a apresentação do novo desenho do carro na quinta-feira e se referindo à Embraer. “Se o Ozires Silva conseguiu fazer avião eu consigo fazer carro porque também sou brasileiro”, acrescentou, citando o co-fundador da fabricante brasileira de aeronaves.
A apresentação contou com participação de autoridades do Espírito Santo, incluindo o prefeito da cidade de Sooretama, Alessandro Torezani, que receberá a fábrica da Lecar e fica a cerca de 100 quilômetros da capital do Estado, Vitória.

ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo, que não possui uma montadora de automóveis, diferente dos vizinhos de região Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, concedeu isenção de ICMS para a Lecar pelo prazo de 10 anos, disse Rodrigo Rumi, vice-presidente de marketing e vendas e oriundo de montadoras instaladas no país como GM, Toyota e Caoa Chery.

Segundo Rumi, desde o início do projeto, a Lecar acumula cerca de 300 “contatos” de interessados no projeto, “entre possíveis clientes, fornecedores e concessionários”. A companhia relançou seu site na quinta-feira para marcar a exibição do novo desenho do carro: um coupê de linhas retas e design que segue tendências do mercado nacional, como faróis estreitos e traseira elevada.

Assis afirmou que o preço do carro será de R$ 150 mil e ele terá autonomia para cerca de 1 mil quilômetros graças à combinação de propulsor elétrico, que traciona as rodas, com um motor à combustão flex que alimenta um gerador. Este gerador, por sua vez, abastece a bateria que fornece a energia que faz o motor elétrico movimentar o carro.

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