Se você já precisou de dinheiro em um momento de instabilidade, deve saber como pode ser caro contratar um empréstimo tradicional. As altas taxas de juros muitas vezes podem fazer você sair com uma dívida duas ou até três vezes maior do que aquela que você deseja pagar.
Mas e se você tivesse como pagar bem menos antecipando o recebimento de um dinheiro que já é seu? É possível fazer isso com a antecipação de benefícios, entre os quais o mais famoso é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A antecipação do FGTS é uma das modalidades de empréstimo que mais tem crescido, por causa dos juros baixos e da facilidade de contratação. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de contratar esse serviço.
Se você tem carteira assinada e quer antecipar seu FGTS para lidar com algum imprevisto, vamos te explicar como funciona a antecipação e como contratá-la sem sair de casa. E, claro, trazer dicas de como usar bem esse dinheiro para não fazer dele uma nova dívida.
Antecipação do FGTS
O saque-aniversário é a modalidade do FGTS onde você pode sacar parte do valor do seu FGTS, porém esse benefício está ativo somente uma vez por ano. Alguns bancos oferecem um serviço que permite sacar até três anos do seu benefício: a antecipação do saque-aniversário.
Por exemplo, digamos que você tem direito a sacar R$ 1.000 em fevereiro de 2025 como parte do benefício do saque-aniversário. Caso você esteja precisando de mais dinheiro, você pode antecipar até R$ 3.000, que é o valor equivalente a três anos do benefício, e pode usar essa antecipação como quiser.
Caso você tenha alguma despesa imprevista ou queira realizar alguma meta (como viajar ou investir na criação de um negócio), a antecipação é uma excelente forma de poder usar com antecedência um dinheiro que já é seu, pagando juros bem mais baixos do que a média do mercado.
Como antecipar seu saldo
O processo é muito simples, e você pode fazer a antecipação do saque-aniversário sem precisar sair de casa. Mas, para isso, você precisará ter o aplicativo do FGTS instalado no seu celular. Depois de baixar o aplicativo, basta acessá-lo com os seus dados — ou criar uma conta, caso ainda não tenha.
Em seguida, selecione a modalidade de saque-aniversário. Ela deve estar ativa, pois caso contrário você não pode usar o saldo nem fazer a antecipação. O aplicativo vai mostrar uma lista com as instituições financeiras que oferecem o serviço de antecipar o saldo.
Verifique a lista e escolha o banco no qual você tem conta, depois a instituição financeira escolhida para consultar seu saldo do FGTS. Com a autorização concedida, o aplicativo do FGTS vai te direcionar para o aplicativo da instituição financeira, abrindo automaticamente a opção de antecipar o saque-aniversário.
Por fim, o aplicativo do banco vai confirmar o valor antecipado, a quantidade de parcelas que serão cobradas e o valor de cada pagamento mensal. Se você estiver de acordo, basta finalizar a antecipação do saque-aniversário direto pelo aplicativo.
Entenda a antecipação
Um ponto que merece atenção é que a antecipação do benefício do FGTS é, antes de mais nada, um empréstimo. Quando você antecipa o saque-aniversário, o banco adianta o valor solicitado. Você pode solicitar até três anos de antecipação, mas pode fazer com um valor menor — tudo depende da sua necessidade.
Quando você faz a contratação, o banco faz o desconto do valor das parcelas direto na sua conta do FGTS. Esse desconto ocorre com a aprovação do cliente, feita no momento da contratação. Isso significa que, durante o tempo de vigência do contrato de antecipação, você pode ficar impedido de utilizar parte do saldo do seu FGTS, visto que ele servirá como garantia para o pagamento do empréstimo.
Essa solução possui a vantagem de permitir que você tenha acesso a dinheiro de forma rápida e com uma garantia sólida.
Custo mais baixo
Quando você antecipa o saque-aniversário, o banco tem como garantia o saldo disponível na sua conta do FGTS. Ou seja, trata-se de um dinheiro que já está na conta, você só está antecipando. Por isso, a antecipação do FGTS é uma excelente alternativa para fugir dos juros exorbitantes cobrados em outras modalidades de crédito, como o cheque especial.
Não comprometa seu futuro
Como mencionado, ao fazer a antecipação do saque-aniversário, parte do saldo do seu FGTS fica bloqueado como garantia de pagamento do empréstimo. Ao fazer isso, você pode não ter dinheiro disponível para outras emergências futuras, caso precise de dinheiro mais uma vez.
Por isso, sempre que possível, evite ao máximo contratar uma antecipação de um valor cujo pagamento mensal esteja além da sua capacidade de pagamento. Faça um planejamento financeiro antes de contratar seu empréstimo e veja de quanto você precisa e quanto você pode pagar por mês.