Gastronomia, cultura, história e música; tudo isso em um só lugar: a Feira dos Municípios. O evento, que tem como foco as potencialidades do Espírito Santo, será de quinta (3) a domingo (6), no Pavilhão de Carapina, na Serra. A Ales vai participar do evento com um estande e também com uma programação especial de transmissão ao vivo direto da feira temática.
O espaço da Ales terá como foco o Arranjos Produtivos, desenvolvido pela Casa dos Municípios. A ação é voltada para agricultores familiares, abrangendo estímulo ao associativismo, elaboração de projetos, capacitação de produtores e técnicos, ciclos de palestras e entrega de mudas e insumos. O “Arranjos Produtivos” tem parceria com o governo do Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio das prefeituras.
A cobertura do evento pela TV Ales será ao vivo, direto do estande da Casa: na quinta (3) e na sexta-feira (4), às 18 horas; e no sábado (5) e no domingo (6), às 16 horas. Além de acompanhar a movimentação da feira, o programa especial vai trazer entrevistas e matérias sobre turismo e gastronomia. As edições serão comandadas pelo apresentador Torino Marques.
“A Feira dos Municípios é um espaço importante de valorização e visibilidade das nossas potencialidades. A Ales participar desse evento reforça um dos principais compromissos da atual gestão: estar próximo dos cidadãos e dar suporte aos municípios. E não poderíamos deixar de mostrar a feira pela TV Ales, divulgando ainda mais nosso turismo e nossa cultura”, afirma a subsecretária de Rádio e TV, Gabriela Mignoni.
O estande remete a duas premiações recebidas pela Casa: o Selo Diamante do Radar da Transparência Pública, que consolidou a Ales como a mais transparente do Brasil no último ano, e o Arranjos Produtivos, que venceu o prêmio Assembleia Cidadã da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), aponta Higor Pinheiro, desenvolvedor do projeto físico do espaço.
“Como ponto focal da transparência a nossa ideia foi montar um espaço de transmissão ao vivo da TV Ales com entradas na grade da programação da TV durante todo o evento. Já o Arranjos Produtivos estará presente nos canteiros de culturas trabalhadas no projeto, além de uma árvore cenográfica na qual serão expostos produtos finais dessas culturas”, conta Higor.
Programação da feira
Os 78 municípios capixabas estarão representados na feira, divulgando as potencialidades de cada região. As cervejas artesanais produzidas no Espírito Santo estarão em evidência no evento, que vai contar com 14 empresas do ramo. A programação musical traz 22 shows, todos de artistas e bandas do Estado. A feira também vai dar destaque ao turismo, mostrado as principais rotas turísticas do Espírito Santo, entre elas, as regiões do Caparaó e de Pedra Azul.
A entrada no evento é gratuita. Na quinta (3) e na sexta-feira (4), a feira vai funcionar das 14 às 22 horas; no sábado (5), das 10 às 22 horas; e no domingo (6), das 10 às 18 horas. A praça de alimentação terá horário diferenciado.












