― Advertisement ―

spot_img

PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (17) com muitas nuvens no Espírito Santo

Nesta quarta-feira (17), o dia começa com muitas nuvens em todo o estado do Espírito Santo, mas sem previsão de chuva. Durante a tarde, há...

Agerh participa de seminário sobre Governança da Água e do Solo

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) participou, nessa quarta-feira (27), do seminário “A Governança da Água e do Solo: desafios e soluções”, que foi promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Doce e Santa Joana e aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Santa Teresa.

O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, foi um dos palestrantes e participou do painel sobre Políticas de Gestão dos Recursos Hídricos, onde apresentou os diversos trabalhos de gestão que a Agerh realiza, entre eles os instrumentos de gestão, o monitoramento hidrológico, o Sistema de Monitoramento da Implementação dos Planos de Recursos Hídricos do Estado (Sisplan ES), enquadramento, outorga de direito de uso, entre outros.

Durante o seminário, foram apresentados diversos temas importantes, como os impactos de áreas degradadas, serviços de recuperação, apresentação do CBH dos rios Santa Joana e Santa Maria do Doce e apresentação do CBH Doce. Durante o evento também, foram assinados alguns contratos da Iniciativa Rio Vivo, que é um Programa voltado para a implementação de projetos hidroambientais e de saneamento rural na Bacia do Rio Doce.

“O seminário foi muito importante para a integração entre os CBHs afluentes do rio Doce e o CBH Doce, criando uma sinergia entre os projetos existentes na bacia, como o lançamento do programa Rio Vivo, que vai começar na porção capixaba do rio Doce nos municípios dos principais rios afluentes. O Programa tem uma conotação muito forte de revitalização de bacias hidrográficas, com ações de recuperação de nascentes, recomposição da cobertura florestal, técnicas de conservação de água e solo e tratamento de efluentes rurais”, destacou o presidente da Agerh, Fabio Ahnert.