― Advertisement ―

spot_img

Soja: produtores já podem se preparar para semeadura

Os agricultores que seguem as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) — estudo que identifica regiões e épocas de menor risco climático para...

Rendeiras da Barra do Jucu participam da feira de produtos artesanais Vilazinha Cultural neste sábado (16)

O Barra de Renda promove o resgate da técnica da renda de bilro na Barra do Jucu (Foto: Divulgação)

Neste sábado (16), acontece o evento artístico e gastronômico Vilazinha Cultural, com feira de produtos artesanais e atrações musicais. A programação tem início às 14h, na Pousada Vilazinha, na Prainha, em Vila Velha, com previsão de encerramento às 19h.

Para o evento, o projeto Barra de Renda – que reúne rendeiras da Barra do Jucu –, leva todo o universo da renda de bilro, sua história, o movimento para resgatar esse ofício praticamente desaparecido do Espírito Santo, com seu modo de fazer, com toda a beleza e o encantamento das peças que o grupo produz.

“A renda de bilro é muito mais que um produto. É história, beleza e muita afetividade envolvida na sua produção. Por isso vale a pena participar do evento e conhecer um pouco do nosso projeto e do que vamos apresentar ao público”, afirma a coordenadora do Barra de Renda, Regina Ruschi.

O grupo vai levar para a Vilazinha Cultural peças criadas pelo Núcleo de Produção do Barra de Renda. “Temos um grupo que se dedica à criação de novas peças, com muita novidade para pessoas que aliam beleza e exclusividade”, promete Regina.

Além das rendeiras de bilro, o evento reúne artistas e artesãos de várias modalidades e atrações musicais diversas, como Pedrinho Nó na Madeira, que se apresenta nesta edição do evento com um show de samba e chorinho.

O projeto conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 04/22 – Valorização das Culturas Tradicionais, da Secretaria da Cultura (Secult).

Resgate

O grupo Barra de Renda surgiu a partir da iniciativa de se consolidar o resgate da técnica da renda de bilro na Barra do Jucu, em Vila Velha. Esse ofício já foi a principal fonte de renda das mulheres da comunidade até meados dos anos 1970, mas com o tempo foi perdendo a representatividade.

O projeto originou-se de uma  pesquisa realizada em 2014 pela arquiteta Regina Ruschi e contou com a dedicação das mestras Rosa Leão Malta e Enedina França de Paiva.

Atualmente são mais de 50 pessoas envolvidas no projeto, incluindo mestras, oficineiras e aprendizes de todas as idades, que se dedicam a compartilhar saberes vislumbrando a perpetuação dessa riqueza cultural.

Serviço:
Vilazinha Cultural
Feira de produtos artesanais e atrações musicais
Quando: 16/02 (sábado)
Horário: das 14h às 19h
Local: Pousada Vilazinha, Rua Vasco Coutinho, 163, Prainha, Vila Velha
Entrada gratuita

Projeto Barra de Renda
Aberto às quintas-feiras e sextas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 11h
Local: Rua Vasco Coutinho, Barra do Jucu, anexo à unidade de saúde, Vila Velha
Mais informações pelo telefone (27) 98819-4340
Acesse o perfil do projeto no Instagram