Seria um sonho para todo mundo se fosse possível usar o fogão de casa sem sujá-lo. Infelizmente, isso é praticamente impossível. Mesmo ao preparar um prato simples, como um ovo frito, você acaba sujando um pouco o fogão com gotículas de óleo, deixando a superfície do aparelho engordurada. Assim, por mais prazeroso que seja o ato de cozinhar, é preciso lembrar-se de que o eletrodoméstico também precisa ser limpo de tempos em tempos.
Mas por que essa higiene é importante? Quais problemas essa limpeza é capaz de impedir? Isso deve ser feito meramente por uma questão estética ou existem outros benefícios? Conheça as vantagens da limpeza regular e saiba como fazê-la no texto a seguir.
Por que devo limpar o fogão?
A princípio, você deve pensar que a limpeza é uma mera questão de higiene. Muita gente se incomoda quando o eletrodoméstico fica todo engordurado e, além da gastura, a verdade é que ninguém quer cozinhar os alimentos do dia a dia em um local sujo.
A questão da higiene realmente é uma das mais relevantes. Os restos de comida e o óleo que ficam sobre a superfície do eletrodoméstico atraem germes que podem contaminar os alimentos e o ambiente. Outra questão é que a gordura se espalha muito facilmente na cozinha, grudando também em paredes, janelas e outros utensílios. Resultado? Um cheiro desagradável em toda a casa.
Além disso, a limpeza é importante para evitar acidentes desagradáveis. Por exemplo, sabia que bocas entupidas podem levar ao vazamento de gás? Uma situação péssima que ninguém deseja passar. Portanto, a limpeza ajuda a tornar a cozinha um ambiente mais seguro para todos.
O bom funcionamento do aparelho também é um ponto que não pode ser ignorado. Quando o fogão está limpo e bem cuidado, ele funciona melhor e não prejudica o preparo de nenhum alimento. Além disso, a limpeza regular garante que as peças não se desgastem rapidamente, diminuindo, assim, a necessidade de troca e prolongando a vida útil do utensílio.
O fator estético também não pode ser ignorado. A cozinha pode contar com novos eletrodomésticos, uma bancada requintada, armários bonitos e um piso chamativo, mas se o aparelho estiver com sujeira acumulada, a impressão que passa é que toda a cozinha fica feia, tornando-se um ambiente desagradável.
Como higienizar o fogão?
Agora que você já entendeu a importância da limpeza, pode surgir a dúvida: qual é a melhor forma de higienizar o eletrodoméstico? O ideal é fazer isso logo depois de usá-lo, mas atenção: o primeiro passo desse procedimento é esperar até ele esfriar para começar a limpeza. Isso evita acidentes e o surgimento de manchas, que podem acontecer pela mistura dos produtos de limpeza com o calor. A vantagem de fazer a limpeza imediatamente é que ele não estará mais com cheiro de produto de limpeza da próxima vez que for usá-lo.
Para limpar a parte externa, utilize uma esponja macia combinada a um produto limpante específico para essa tarefa. Esse produto pode ser utilizado independentemente do tipo de superfície do fogão (como inox, esmaltado ou cromado) e pode ser aplicado nas partes de vidro. Outra alternativa segura e eficiente é usar detergente neutro. Após aplicá-lo, pegue um pano limpo e úmido para retirar os resíduos de sabão.
Já na hora de limpar os queimadores e as grades, é preciso ter muita atenção. Aqui, deve-se utilizar detergente neutro para higienizá-los em água corrente, retirando a gordura. Se quiser, também pode deixá-los de molho em água morna. Quando terminar de lavar, deixe-os secar bem antes de recolocá-los no eletrodoméstico.