spot_img
spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Brasil tem recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025

Ana Cristina Campos O Brasil alcançou nesta sexta-feira (19) o recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025. A marca histórica é 40% maior...

São Mateus na rota de venda de armas para organizações criminosas

Um homem, que é de Governador Valadares mas morava há algum tempo em Guriri, no litoral Norte capixaba, foi preso nesta segunda-feira (18) em São Mateus,  por  intermediar a venda de armas para organizações criminosas no Espírito Santo.

A prisão foi no bojo da Operação Senhores da Guerraz deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG) para combater o tráfico de armas e drogas.

A ação teve como alvo 38 suspeitos de integrar uma organização criminosa e cumprir 43 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

A Justiça também autorizou a apreensão de mais de 40 armas registradas, que vão ser submetidas ao processo de cassação dos registros.

Além disso, foram expedidos oito mandados de prisão, sendo duas preventivas e seis temporárias.

A investigação começou a partir da análise do material recolhido na Operação Muro de Ferro, deflagrada em fevereiro de 2025.

Segundo a FICCO, foi identificada uma organização criminosa estruturada em Governador Valadares, comandada por dois homens responsáveis pela compra dos armamentos.

As munições eram vendidas tanto para criminosos quanto para pessoas com registros válidos de armas de fogo — incluindo integrantes do CAC (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) — que adquiriram os produtos de forma irregular. Esse comércio era feito por outros cinco membros do grupo.

O trabalho investigativo também apontou a participação de um armeiro e instrutor de tiro de Governador Valadares, responsáveis pela manutenção dos armamentos e pela intermediação de negociações ilegais.

Ainda de acordo com a FICCO, o grupo fabricava e comercializava clandestinamente um acessório capaz de aumentar a letalidade de fuzis, transformando-os em armas de rajada.

DROGAS

No sábado(16), a FICCO apreendeu, em Governador Valadares, mais de 100kg de drogas que seriam distribuídas na região.

A droga estava numa casa no bairro Santo Antônio e quatro pessoas foram presas quando chegavam na casa – três homens de 32, 37 e 42 anos, e uma mulher boliviana.

Valadares fica numa importante rota de atuação de organizações criminosas que atuam no Nordeste de Minas, Sul da Bahia e Espírito Santo.

São frequentes as apreensão de drogas no estado capixaba em carros procedentes de Ipatinga, cidade de forte atuação do Comando Vermelho, enquanto em Governador Valadares o PCC tenta assumir o controle do mundo do crime. (Da Redação com G1 dos Vales)

 

São Mateus na rota de venda de armas para organizações criminosas
spot_img
spot_img
spot_img